Foto: Neo Gomes
O trabalhador rodoviário do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba, Paulo João Estausia, mais conhecido como Paulinho, foi reeleito presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL/CUT), em 1º Congresso da entidade, que começou no domingo e termina nesta quarta-feira (29), em Votorantim, São Paulo.
A reeleição e a definição do Plano de Lutas da entidade (mandato 2015-2018) aconteceram na manhã desta quarta-feira (29) e foram aprovadas por unanimidade pelos 150 delegados e delegadas dos modais de transportes rodoviário, ferroviário, metroviário, moto-táxi, portuário, fluvial, viário, aéreo e do setor de cargas de todo o País.
Em entrevista ao Portal da CNTTL/CUT?, Paulinho, disse que a nova Direção da Confederação cutista de Transportes aprovou como bandeiras de lutas prioritárias o enfrentamento ao nefasto Projeto de Lei 4330, que permite de forma indiscriminada a terceirização no Brasil, e o fim do fator previdenciário.
“Atenderemos, como sempre fizemos, o chamado da CUT para barrar a aprovação deste terrível PL no Senado. Se tiver que fazer greve geral, os trabalhadores em transportes estarão juntos”, alerta.
O sindicalista disse que o Plano de Lutas está rico e inclui demandas específicas de todos os modais. “Seremos fiéis às resoluções aprovadas pela nova Direção, colocaremos em prática tudo o que for planejado pelo mandato. Fatos novos surgirão na demanda nacional e também estaremos presentes”, destaca.
O sindicalista falou que a CNTTL agendará uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff para apresentar a pauta de reivindicações dos trabalhadores em transportes.
“Já temos um canal diálogo permanente de negociação com o governo, por meio dos caminhoneiros, e agora a questão é apenas agendar, priorizar os temas da resolução do Congresso e buscar os nossos objetivos”, frisa.
Paulinho disse que a realização de reuniões quadrimestrais com a Direção Plena foi outro encaminhamento aprovado que será muito produtivo e ajudará a reconduzir as lutas dos trabalhadores em transportes.
Regularização da CNTTL e Relações Internacionais
A consolidação da regularização da
CNTTL junto ao Ministério do Trabalho e a sua filiação a
organizações internacionais são outras prioridades. “Alguns países,
como os portuários do Peru, querem se filiar à nossa Confederação.
Também queremos fazer a filiação à
Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes
(ITF). O nosso estatuto permite”,
explica.
Caminhoneiros
Outra meta é organizar os
caminhoneiros, separar os trabalhadores dos empresários. “Queremos
consolidar a luta, politizá-los, para que não sejam usados por
qualquer setor empresarial deste país, como aconteceu recentemente,
que fizeram paralisações com a finalidade de resolver os
problemas particulares e não dos trabalhadores caminhoneiros",
argumenta.
Perguntado como espera ver a CNTTL em 2018, Paulinho disse: “Muito
maior que está hoje e que tenha um balanço positivo de lutas
”, finaliza.
Viviane Barbosa, Assessora da
CNTTL/CUT
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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