Foto: Sindicato
A primeira rodada de negociações da Campanha Salarial 2015 dos metroviários de Pernambuco aconteceu na segunda-feira (13), na cidade de Belo Horizonte (MG) com representantes de todos os sindicatos da base da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e representantes da empresa.
Os sindicatos cobraram esclarecimentos sobre temas como Vale Cultura, Revisão do Plano de Empregos e Salários e Plano de Desligamento Incentivado (PDI).
Representando o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro/PE) participam os dirigentes Carlos Mota, Eraldo Nogueira, Lenival Oliveira e Levi Arruda. Na qualidade de representantes diretos da base participam Adalberto Afonso, Eduardo Soares e Marco Menezes. Confira a seguir os principais tópicos da reunião:
Vale Cultura
Sobre o Vale Cultura relativo ao ACT 2014/2015 a empresa alega que o benefício vai ser pago a partir de abril/2015, sendo a primeira parcela referente a dez meses retroativos, e a segunda parcela seria paga em maio referente a dois meses. Ainda segundo informações da empresa, o vale cultura, se mantido for, viria a ser financiado por recursos da própria empresa, salvo em caso de regulamentação pelo Programa de Apoio ao Trabalhador.
Revisão do PES
A empresa Informou que na próxima reunião do Acordo Coletivo, que está pré-agendada para os dias 20, 21 e 22 de maio na cidade de Natal-RN, é possível que a consultoria contratada pela CBTU apresente uma proposta para o trabalho de revisão do PES. Os trabalhadores exigiram que seja elaborado um calendário de visitas às bases pela Consultoria com o objetivo de realizar entrevistas e reuniões com a base e assim minimizar possibilidades de erro. Ficou acordado que estas visitas ocorreriam dia 18/05 em João Pessoa, 19/05 em Natal, 27 a 29/05 em Recife.
Plano de Demissão Incentivada
A empresa informa que hoje não existe qualquer possibilidade de emissão de Plano de Demissão Incentivada.
Garantia da Data-base
Como de praxe a empresa entregou aos sindicatos documento em que comunica aos Sindicatos que será assegurada a data-base em 1º de maio e a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015 até 31 de maio/2015.
Acordo Coletivo
Quanto ao formato do acordo coletivo a negociadora da CBTU colocou intenção de possível acordo bianual, afirmando com todas as letras que o governo vai estar mais sensível às bases que aderirem à essa proposta do acordo bianual, o que é visto com grande restrição por parte dos trabalhadores, especialmente a incidência desse modelo sobre as clausulas econômicas.
Cláusulas Aceitas Previamente
A exemplo do que tem acontecido nos últimos dois anos, os sindicatos solicitaram a apresentação das Cláusulas constantes da pauta de reivindicações e que estejam previamente aceitas pela empresa, ao que a empresa sinalizou com aceitação prévia de 23 clausulas de nossa pauta, não tendo sido negada, até o momento, nenhuma clausula do Acordo Vigente. A única restrição a uma clausula do Acordo atual antada até o momento partiu do Diretor Presidente da CBTU, propondo retirar a cláusula que institui calendário de compensações.
Com Sindmetro/PE
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL