Lula: “Reforma Política será um salto de qualidade na democracia”

Ex-presidente também defende a implantação do financiamento público de campanha e a democratização dos meios de comunicação de massa


Publicação: 16/03/2015
Imagem de Lula: “Reforma Política será um salto de qualidade na democracia”

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Em entrevista ao site BBC Brasil sobre os 30 anos da retomada da democracia no Brasil, comemorada neste domingo (15), o ex-presidente Lula defendeu como mecanismos para dar um "salto de qualidade na democracia e na transparência" que o país realize a reforma política, sobretudo implantando o financiamento público de campanha, e a democratização dos meios de comunicação de massa. 

Sobre os principais avanços com a retomada da democracia, Lula considerou: "Eu acho que o maior avanço do país nesses 30 anos foi a conquista, consolidação e aprofundamento da democracia. As pessoas poderem se expressar, se organizar e escolher seus representantes. Só na democracia um trabalhador ou uma mulher podem chegar à Presidência da República. Só com democracia, com organização e pressão do povo foi possível reduzir a pobreza, diminuir a desigualdade e tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU".

Lula destacou ainda o aumento da liberdade de expressão e a redução da desigualdade social como importantes conquistas desse período.

Reformas necessárias

"
Eu acho que após 30 anos, precisamos de uma reforma política, extremamente necessária para o país e para recompor a vitalidade da política. É necessário esse salto de qualidade na democracia e na transparência, que pode fortalecer a confiança da sociedade nos seus representantes e nas instituições. Para isso, o meu partido, o Partido dos Trabalhadores, propõe, por exemplo, financiamento público de campanha.

E não só isso, outro aspecto no qual não conseguimos avançar foi na democratização dos meios de comunicação de massa. O Código de Telecomunicações é de 1962, muito distante de hoje. São seis famílias que detém quase o total do mercado dos meios de comunicação. Isso ainda precisa avançar muito".

Do Portal Vermelho 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: