TCE-SP considera irregular contrato entre Metrô e Alstom

Contrato de 2,8 milhões foi executado durante gestão do ex-governador José Serra


Publicação: 06/03/2015
Imagem de TCE-SP considera irregular contrato entre Metrô e Alstom

Arte: PT

O contrato de R$ 2,8 milhões feito entre a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Alstom, em 2008, gestão do ex-governador José Serra (PSDB) foi julgado como irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TSE-SP) julgou, na terça-feira (3). O contrato foi executado para um projeto executivo na Linha-2 Verde.

De acordo com o conselheiro Renato Martins, há elementos suficientes para a reprovação da licitação que originou o contrato da Alstom. Segundo ele, não houve nenhum concorrente na licitação que envolvia as obras da Linha-2 Verde. Este fato, para o conselheiro, gerou prejuízo na competitividade.

“A inexistência de disputa no caso dos autos, proporcionada pela participação de apenas uma licitante, impede relevar a restritividade advinda de tais condições de habilitação, tendo em vista o prejuízo concretamente verificado na competitividade do certame”, relatou o conselheiro.

Além de ter julgado irregular o contrato entre o Metrô e a Alstom, Martins aplicou multa de R$ 4,25 mil ao ex-diretor de assuntos corporativos do Metrô, Sérgio Corrêa Brasil, e também ao ex-diretor de operações da empresa, Conrado Grava de Souza. Os dois foram considerados pelo TCE responsáveis pela assinatura do documento.

A Alstom é alvo de investigações por suspeita de fraudes em diversas licitações desde o governo Mário Covas (PSDB), em 1998, ao de José Serra (PSDB), em 2008. A decisão do tribunal informa que o Metrô deveria ter feito nova licitação para que outras empresas pudessem participar.

Em outra decisão, em fevereiro, o Tribunal de Contas de São Paulo também considerou irregular a compra de 16 trens da multinacional francesa Alstom pelo Metrô, em 2007. Para fazer a aquisição, o governo estadual, ainda comandado por Serra, utilizou um contrato de 1992.

Da Agência PT 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: