RS: Fórum Nacional discute liberdade associativa de caminhoneiros

O evento discutiu a aprovação do PLS 356 /2012, que permitirá aos transportadores de pessoas ou cargas se organizarem em associação


Publicação: 17/12/2014
Imagem de RS: Fórum Nacional discute liberdade associativa de caminhoneiros

FENACAT

O presidente da Associação Nacional dos Caminhoneiros, (Antrac), Benedito Pantalhão, participou do Fórum Nacional de Mobilização pela aprovação do PLS 356 /2012. A atividade aconteceu no sábado (13), no Centro de Eventos - Ulbra -Torres , Rio Grande do Sul.

O Projeto está em tramite no Senado, que altera o artigo 53 do Código Civil para permitir aos transportadores de pessoas ou cargas se organizarem em associação de direitos e obrigações recíprocas para criar fundo próprio, desde que seus recursos sejam destinados exclusivamente à prevenção e reparação de danos ocasionados aos seus veículos por furto, acidente, incêndio, entre outros.

Vários líderes do segmento estiveram presentes e, durante o Fórum , Virgínia Laira, advogada da Fenacat fez um pronunciamento sobre a Lei e abordou também o movimento associativo no transporte rodoviário de cargas.

Projeto de Lei

"Esse projeto de Lei ficou bastante tempo parado , mas temos que andar na mesma estrada, temos que ter forças e comprometimento, se não houver isso nunca vamos sair do lugar", disse Virginia. "A realização desse fórum é essencial , pois temos que unir forças por um único objetivo, aqui só tem trabalhador que move a economia desse país, concluiu a advogada.

Paulo Paim , senador (PT-RS) defendeu a aprovação de projeto (PLS 356/2012)  e foi bem categórico em relação ao mesmo. "Esse tipo de associação já existe, mas a Superintendência de Seguros Privados (Susep) tem movido ações para impedir a atuação delas", explicou o senador.  Paim acrescentou ainda  que muitos transportadores autônomos ficam sem proteção, pois as seguradoras tradicionais alegam que precisam oferecer seguro a preços muito elevados acima da capacidade que os caminhoneiros têm para pagar.
 

Mobilização da categoria

Para Pantalhão  cada mobilização se faz necessária para alavancar a categoria. “Temos que nos unir sempre para  reivindicar e conquistar melhorias, essa profissão é uma das mais dignas que existe, pois eles transportam mais de 90 bilhões de dólares no país.Tudo depende de vocês (caminhoneiros), então, se hoje a nossa classe é marginalizada, nós temos que mudar isso e essa revolução está nas nossas mãos", finaliza o presidente.
 

Com Diário da Estrada 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros