CUTs do nordeste emitem manifesto de repúdio ao preconceito e declarações de FHC

Presidentes das Centrais condenam ataques discriminatórios de eleitores ao povo nordestino e postura do ex-presidente tucano


Publicação: 13/10/2014
Imagem de CUTs do nordeste emitem manifesto de repúdio ao preconceito e declarações de FHC

Foto: divulgação

Os presidentes das CUT´s no nordeste repudiaram, em manifesto divulgado na sexta-feira (10), o preconceito contra nordestinos propagado nas redes sociais depois que pesquisas eleitorais divulgaram que o principal eleitor da presidente Dilma Rousseff está no Nordeste. Os sindicalistas também repudiaram, no documento, a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que afirmou em entrevista que o voto do PT vem dos eleitores "menos informados".

"Em um momento histórico da luta pela superação dos preconceitos, sejam de credo, cor, gênero ou quaisquer outras, é lamentável que se acentue o preconceito por uma região mediante manifestações expressas sem qualquer constrangimento e ratificadas por alguém que já presidiu o país. Essa posição de FHC somente reafirma o descaso com que a população nordestina foi tratada durante os oito anos em que o PSDB governou o Brasil", escrevem os dirigentes da CUT em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Leia abaixo a íntegra do manifesto:

MANIFESTO DE REPÚDIO DOS PRESIDENTES DAS CUTs DA REGIÃO NORDESTE AO PRECONCEITO PARA COM O POVO NORDESTINO

Nós, presidentes da Central Única dos Trabalhadores nos Estados do Nordeste repudiamos veementemente as manifestações preconceituosas repercutidas nas redes sociais após a apuração da eleição presidencial em primeiro turno, que associaram os votos do povo nordestino à candidata do PT Dilma Rousseff com "burrice" e com "pobreza".

Repudiamos também a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao afirmar que o PT está assentado no voto dos menos informados e que estes são os mais pobres. Lembramos que essa não foi a primeira vez que esse senhor desqualifica grupos da população brasileira. Todos lembramos da ocasião em que ele chamou os aposentados de vagabundos.

Em um momento histórico da luta pela superação dos preconceitos, sejam de credo, cor, gênero ou quaisquer outras, é lamentável que se acentue o preconceito por uma regiã, mediante manifestações expressas sem qualquer constrangimento e ratificadas por alguém que já presidiu o país. Essa posição de FHC somente reafirma o descaso com que a população nordestina foi tratada durante os oito anos em que o PSDB governou o Brasil.

O povo nordestino é digno de admiração e respeito. Seu trabalho, sua cultura, sua luta diária contra todas as adversidades, sua fé em um futuro melhor, engrandecem enormemente o Brasil.

Quando o PT assumiu a Presidência da República, a população do Nordeste passou a andar de cabeça erguida porque começou a ser tratada como cidadã, como detentora de possibilidade de acesso às políticas públicas e aos direitos reservados anteriormente àqueles considerados "de primeira classe".

É realmente uma lástima que em um momento importante do exercício da democracia, direito garantido a todas e todos independentemente de onde moram, venham à tona preconceitos asquerosos, capitaneados pelo mentor intelectual do candidato Aécio Neves. Esse tipo de manifestação é típica de pessoas que não conseguem esconder suas atitudes discriminatórias e que não engoliram até então o fato de Lula, um nordestino pobre, ter assumido a Presidência da República, cargo até então reservado às classes dominantes.

Quem não respeita o povo nordestino não é digno de ocupar qualquer cargo público, especialmente aquele que exige entendimento de que a verdadeira riqueza de nosso país está nas diferenças.

Reiteramos que somos TODOS brasileiros e que somente a união da população poderá continuar a construção de um país mais justo, com oportunidades iguais para o povo do Brasil, independente da região em que vive.

Somos agradecidos à contribuição magnífica com que a população nordestina presenteia o Brasil.

Abaixo o preconceito! Viva o povo brasileiro! Viva a população nordestina!

Por mais mudança e mais futuro, Dilma Presidenta!

Amélia Fernandes – Presidenta CUT Alagoas

Cedro Costa e Silva – Presidente CUT Bahia

Joana D'arc Barbosa Almeida – Presidenta CUT Ceará

Maria Adriana Oliveira – Presidenta CUT Maranhão

Paulo Marcelo de Lima – Presidente CUT Paraíba

José Carlos Veras Santos – CUT Pernambuco

Paulo Bezerra – Presidente CUT Piauí

José Rodrigues Sobrinho – Presidente CUT Rio Grande do Norte

Rubens Marques de Sousa – Presidente CUT Sergipe

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: