Privatização da TAP deve ser definida nas próximas semanas

Entre os interessados na companhia estão a Avianca, Azul e Lufthansa


Publicação: 25/09/2014
Imagem de Privatização da TAP deve ser definida nas próximas semanas

Foto: divulgação

O governo português recusou, em dezembro de 2012, a proposta de compra da TAP feita pelo grupo Synergy, dono da Avianca, e desde então a privatização da TAP ficou em stand by. Agora, o processo parece recomeçar e há expectativa de que seja decidido nas próximas semanas.

“O Governo está em condições de ponderar se faz sentido, ou não, privatizar e tomar essa decisão num tempo relativamente curto. Nas próximas semanas, caso a decisão seja confirmada, a privatização deve ocorrer nos próximos meses”, afirmou em entrevista ao jornal português Diário Económico, o ministro da Economia de Portugal, Pires de Lima.

Entre os interessados pela TAP estão Frank Lorenzo e Miguel Pais do Amaral; Germán Efromovich (Avianca) e David Neelman (Azul). Além disso, a companhia aérea alemã Lufthansa acompanha de perto o processo.

TAP ME

De acordo com o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, caso haja reestruturação da empresa de manutenção, devido a uma possível privatização da aérea portuguesa, e sejam necessários cortes nos postos de trabalho, é chegada a vez da subsidiária repensar seus critérios.

“De 2007 para cá, a TAP ME já demitiu quase metade dos funcionários, para reduzir custos contratando por menores salários, o que precariza o trabalho”, afirma a entidade.

Os sindicalistas defendem que, havendo necessidade de cortes, eles devem ocorrer onde há interesse de demissão por parte dos trabalhadores, depois onde há de fato “gorduras”, como os cargos em excesso dos gestores, ou de quem recebe altíssimos salários (acima do mercado), assim como os gastos excessivos com viagens e supérfluos.

“Se houver redução, ela precisa ser coerente, proteger o trabalhador, manter o know how e a mão de obra qualificada, e levar a empresa para um caminho melhor, com uma gestão mais qualificada”, afirma a direção.

Redação CNTT com Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre 

 



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