CNTTL e ITF repudiam prática antissindical da GRU Airport por demissão de diretora do SINA

As entidades exigem que a empresa reintegre a sindicalista ao trabalho.

Por: Viviane Barbosa, Redação da CNTTL
Publicação: 14/10/2025
Imagem de CNTTL e ITF repudiam prática antissindical da GRU Airport por demissão de diretora do SINA

A CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) e a ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes) repudiam a prática antissindical da concessionária GRU Airport que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo.

De acordo com a FENTAC-CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), filiada às organizações, a empresa demitiu no último dia (8) a dirigente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA), Edilete Antônio de Moraes.

O desligamento aconteceu durante o exercício de seu mandato sindical, o que caracteriza uma prática antissindical, considerada uma violação aos princípios da liberdade sindical e à proteção da atividade sindical assegurados pela Constituição Federal do Brasil (art. 8º, inciso VIII) e pela Convenção nº 135 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo país.

Em nota, as entidades representativas dos trabalhadores do transporte reforçam que essa posição da GRU Airport representa um ataque à organização coletiva dos trabalhadores e à atividade sindical; representando desrespeito às normas trabalhistas nacionais e dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.

“Exigimos a imediata reintegração da dirigente Edilete ao seu posto de trabalho, bem como a responsabilização da empresa GRU Airport pelo ato antissindical cometido;  a atuação firme e urgente do Ministério Público do Trabalho e demais autoridades competentes para garantir o respeito às normas constitucionais e internacionais que protegem os representantes dos trabalhadores”, cita trecho da nota. 

As entidades sindicais também manifestam apoio à companheira Edilete e ressaltam que não irão tolerar nenhum ataque à atuação legítima dos sindicatos que defendem os direitos da classe trabalhadora.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros