CNTTL realiza reunião para debater pautas dos trabalhadores dos modais de transporte

Participaram dirigentes de sindicatos filiados representando os setores rodoviário, aéreo (aeroviário e aeroportuário), agentes de trânsito, cargas (caminhoneiros) e portuário de várias regiões do país.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 12/12/2024
Imagem de CNTTL realiza reunião para debater pautas dos trabalhadores dos modais de transporte

Paulinho do Transporte, presidente da CNTTL em reunião online nacional, com as diretoras e diretores da Confederação.

A diretoria da CNTTL realizou, nesta quinta-feira (12), uma reunião online que reuniu dirigentes de sindicatos filiados representando os setores rodoviário, aéreo (aeroviário e aeroportuário), agentes de trânsito, cargas (caminhoneiros) e portuário de várias regiões do país. Os debates foram focados nas pautas e demandas dos trabalhadores e trabalhadoras dos modais de transporte.

Durante a reunião, o presidente da CNTTL, Paulinho do Transporte, anunciou que, em breve, será formalizado um novo convênio entre a CNTTL e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Este convênio permitirá que a Confederação retome a autorização para o cadastramento de transportadores de cargas no Brasil.

Caminhoneiros

Paulinho destacou ainda as agendas em Brasília realizadas junto aos diretores da Confederação Michel, Litti e Valtuir, com foco nas reivindicações dos caminhoneiros. Entre as ações discutidas estão o apoio do BNDES para que os caminhoneiros autônomos possam renovar suas frotas com financiamentos a juros reduzidos e a implementação de programas do SUS (Sistema Único de Saúde), Ministério da Saúde, voltados à saúde desses profissionais nas estradas.

Setor aéreo

O presidente da FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil), Paulo Alexandre, ressaltou a participação da entidade no recém-criado Fórum Permanente para Discussão de Políticas Públicas para os Trabalhadores em Aviação Civil. Iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos, o Fórum tem como objetivo promover debates e ações voltadas à organização, formação e capacitação da categoria.

Participação no 46º Congresso da ITF

A diretora Elisangela Bergamo relatou a participação da CNTTL no 46º Congresso da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes), realizado de 13 a 19 de outubro em Marraquexe, no Marrocos. Ela destacou a apresentação das lutas da Confederação pela equidade de gênero e pela proteção das trabalhadoras contra a violência. Também informou que os delegados e delegadas do Congresso aprovaram a recondução de Paulinho como  vice-presidente mundial da Seção de Transportes da ITF.

Lutas dos portuários

Os dirigentes dos sindicatos dos portuários Clênio Nunes, o Galinho, e Eduardo Guterra, vice-presidente da CNTTL e diretor da FNP, abordaram a paralisação dos portuários realizada em 22 de outubro, em protesto contra alterações propostas na Lei dos Portos (12.815/2013). Eles manifestaram preocupação com a formação da comissão de juristas criada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, para revisar a legislação. Segundo os sindicalistas, a comissão é composta majoritariamente por juristas alinhados aos interesses empresariais, com apenas um representante dos trabalhadores. "O objetivo desses operadores portuários, que contrataram esses juristas, é precarizar ainda mais o setor portuário", alertou Guterra.

Organização do 3º Encontro das Mulheres Trabalhadoras do Transporte

A diretora de Política de Gênero da CNTTL, Alexsandra Duarte, falou da importância da realização do 3º Encontro das Mulheres Trabalhadoras do Transporte. O evento, que visa promover debates sobre o combate à violência contra a mulher, formação profissional e ampliação de oportunidades no setor, tem previsão de ocorrer em março de 2025, com possibilidade de ser realizado em Maceió (AL) ou Sorocaba (SP).

2025: As lutas continuam
Paulinho, presidente da CNTTL, junto com os diretores e diretoras presentes à reunião on-line, desejou boas festas e um ano de lutas e realizações em 2025. "Daremos continuidade à nossa agenda de lutas, que é extensa. Nosso ramo segue protagonista nas lutas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras de todos os modais de transporte", destacou Paulinho.


Wagner Menezes, Marrom, diretor da CNTTL e Secretário de Transporte e Logística da CUT





Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros