Carlos Alberto Litti Dahmer, diretor da CNTTL
As fortes chuvas e enchentes que devastaram 85% do estado do Rio Grande do Sul também impactaram os caminhoneiros autônomos que estão passando sérias dificuldades.
O alerta é da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL) e da Federação das Cooperativas dos Transportadores Autônomos de Cargas (Fecootac) que pediram ao ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, a adoção de medidas emergenciais para socorrer 50 mil caminhoneiros gaúchos.
No documento enviado à Pimenta na terça-feira, dia (28), as entidades solicitam do governo federal um auxílio emergencial para o transportador autônomo de carga no valor de R$ 2 mil pelo prazo de seis meses em razão da crise climática.
Outra medida é a realização de um convênio com os Correios para a contratação de caminhoneiros autônomos para realizarem a prestação de serviços de entrega de doações aos centros de distribuição até às localidades atingidas pelas enchentes no Sul.
A CNTTL e Fecootac também propõem como medidas o aditamento de 18 parcelas dos contratos de financiamento dos caminhões, linha de crédito subsidiado para capital de giro no valor de R$ 100 mil e isenção dos tributos (PIS/PASEP/COFINS e CIDE) no preço do óleo diesel para os transportadores autônomos no período de um ano.
“O sistema de transporte de cargas irá entrar em colapso aqui no Rio Grande do Sul. Pedimos ao ministro Pimenta que essas medidas sejam adotadas o mais urgente possível para socorrer nossos irmãos caminhoneiros”, disse o diretor da CNTTL, caminhoneiro autônomo de Ijuí-RS, Carlos Alberto Litti Dahmer.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Tags: #fecootac #paulo pimenta #caminhoneiros gaúchos #rio grande do sul #auxílio #medidas emergenciais
Mídia
Canal CNTTL