Diretor da CNTTL entrega pauta dos trabalhadores da aviação para Ministro de Portos e Aeroportos

Documento solicita medidas de proteção para os trabalhadores do setor aéreo

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 05/02/2024
Imagem de Diretor da CNTTL entrega pauta dos trabalhadores da aviação para Ministro de Portos e Aeroportos

Diretor da CNTTL com deputados do PT e ministros

No último sábado, 2 de janeiro, Paulo Alexandre, diretor da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística)  e presidente da FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil), entregou ao Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, um documento solicitando medidas de proteção para os trabalhadores do setor aéreo.

O governo federal estuda a criação de um Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) com um aporte de R$6 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é fortalecer o setor aéreo, permitindo que as empresas aéreas busquem crédito, se capitalizem e, consequentemente, ampliem investimentos na aviação. Outra razão para esta iniciativa é o aumento dos custos operacionais durante a pandemia de Covid-19, que impactou o segmento.

Segundo as entidades sindicais, os trabalhadores e trabalhadoras da aviação são os mais impactados pela crise no setor aéreo ocasionada pela pandemia, dentre os problemas estão as drásticas reduções salariais, o aumento no número de demissões, o rebaixamento do poder de compra e endividamento, entre outros. 

No documento, a CNTTL e a FENTAC propõem as seguintes medidas caso seja criado esse Fundo: 

  • Estabilidade no emprego de Aeronautas e Aeroviários por três anos a partir do recebimento de aportes financeiros pelas companhias aéreas; 
  • Ganho real, compensando a inflação e a perda salarial dos últimos quatro anos, desde o início da pandemia, em março de 2020;
  • Constituição de uma comissão tripartite com o propósito de solucionar conflitos judiciais coletivos, agravados com o cenário de crise atual, também lidando com matérias sensíveis ligadas à saúde e segurança do trabalho (como fadiga, jornadas extenuantes, etc).

O documento das entidades representativas dos trabalhadores também foi protocolado ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e aos ministros, Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Fernando Haddad (Fazenda) e ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: