CNTTL parabeniza 34 anos de fundação do Sindicato Nacional dos Aeroportuários

A data marca a fundação do Sindicato, momento em que nasceu também a categoria aeroportuária no Brasil, em 1988.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 17/11/2022
Imagem de CNTTL parabeniza 34 anos de fundação do Sindicato Nacional dos Aeroportuários

card Sina

A CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística)  parabeniza o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA) pelo aniversário de 34 anos de fundação, comemorado nesta quinta-feira, dia (17). Filiado à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC), o SINA representa  cerca de 10 mil aeroportuários que trabalham na Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e nas concessionárias privadas que administram os aeroportos no país. 

A data marca a fundação do Sindicato, momento em que nasceu também a categoria aeroportuária no Brasil, em 1988. Na época, a entidade foi fundada como Sindicato dos Empregados em Empresas Administradoras de Aeroportos do Estado de São Paulo, desde o princípio filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A adesão em massa dos trabalhadores aeroportuários dos demais estados levou à extensão da sua base territorial para todo o país, confirmada em assembleia, em 27 de março de 1989, surgindo assim o Sindicato Nacional dos Aeroportuários. Na sequência, foi definida a data-base da categoria em 1º de maio.

Desde esse momento, a categoria aeroportuária organizada, através do SINA, começou sua luta para construir seus direitos específicos, expressos nos acordos coletivos de trabalho (ACTs) firmados com a Infraero, e hoje também junto às concessionárias privadas que administram os aeroportos concedidos nos governos Dilma, Temer e Bolsonaro.

"Lutamos contra as concessões, numa batalha que não reverteu esse processo, infelizmente, mas resultou na garantia de estabilidade no emprego para os trabalhadores da Infraero até o final de 2020. Seguimos enfrentando inúmeras dificuldades criadas por essa iniciativa e pela conjuntura política e econômica brasileira, ampliadas ao máximo agora com as mudanças nas leis trabalhistas. Ao longo desses 34 anos, com a unidade dos profissionais ao lado do Sindicato, realizando greves históricas, conseguimos firmar acordos essenciais à garantia de nossos direitos e defender os interesses dos aeroportuários, o máximo possível, em todas as bases do país. Mas os desafios que já eram enormes avolumaram-se gigantescamente, exigindo de nós ainda mais união, coragem e responsabilidade para superá-los", comenta o presidente do SINA, o aeroportuário de Guarulhos, Francisco Lemos.

Para Lemos, sobre o futuro, já tem diálogo estabelecido com o novo governo Lula e que agora deve-se buscar por reconquistar as perdas do último período. "Seja com a NAV Brasil, Infraero ou com as concessionárias, o presidente do Sina afirma que irá buscar o que foi perdido, o Sindicato irá trabalhar pra isso, irá gerar emprego, emprego com qualidade e respeito”, afirma o sindicalista.

Sobre as perspectivas diante do terceiro mandato do presidente Lula, o presidente da FENTAC e diretor da CNTTL, o aeroportuário Paulo Alexandre, espera que esse novo governo traga novos e melhores tempos para as categorias da aviação.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: