Presidente da CNTTL abordará parcerias em educação e formação no 4º Congresso do Sindatran-BA

O evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 no no Centro de Convenções na cidade de Ilhéus Luís Eduardo Magalhães, localizada no sul do estado baiano. 

Por: Viviane Barbosa da Redação da CNTTL
Publicação: 08/09/2022
Imagem de Presidente da CNTTL abordará parcerias em educação e formação no 4º Congresso do Sindatran-BA

card Evento

Agentes de trânsito baianos irão realizar o 4º Congresso e Seminário Estadual de Formação da categoria nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Centro de Convenções na cidade de Ilhéus Luís Eduardo Magalhães, localizada no sul do estado baiano. 

A abertura acontecerá no dia (15), às 18h, e contará com a presença do prefeito Mário Alexandre e demais autoridades do município. 

Na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, serão ministradas as palestras com especialistas que atuam na área, dentre eles agentes de trânsito. 

O evento é promovido pelo Sindatran-BA (Sindicato dos Agentes de Trânsito, Controladores de Tráfego, Agentes e Fiscais da Zona Azul e de Transporte, Pessoal de Apoio, do serviço público e terceirizado, em contrato temporário ou permanente do Estado da Bahia) e conta com apoio da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística).

O presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, Paulinho, é um dos palestrantes convidados para o evento e abordará o tema "Parcerias em Educação para Formação e Especialização Profissional dos Trabalhadores e Agentes de Trânsito”.

Durante três dias, os trabalhadores e trabalhadoras irão discutir temas relacionados à profissão, à segurança e à mobilidade urbana.

“Discutiremos também o alto índice de mortes e acidentes no trânsito, além de ideias e soluções para reduzir as mortes, acidentes e sequelas. Daremos a nossa contribuição para promover um trânsito mais seguro, humano e ambientalmente sustentável”, informa Valério Bonfim, presidente do Sindatran-BA e diretor da CNTTL.

Semana Nacional de Educação para o Trânsito

O Congresso e Seminário do Sindatran-BA  também celebrará as comemorações do aniversário de 16 anos de fundação do Sindicato e do Dia do Agente da Autoridade de Trânsito. O evento será transmitido pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube e nas redes sociais do Sindatran (Facebook, Instagram e YouTube).

 

Confira a programação do 4º Congresso e Seminário Estadual de Formação do Sindatran-BA

Palestrantes

- Paulo João Estausia (Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores dos Transportes e Logística (CNTTL) e do Instituto de Gestão Social e Cidadania de Sorocaba e Vice-presidente da Federação Unitária dos Trabalhadores em Transporte e Pesca da América Latina e do Caribe (FUTAC)

Tema: “Parcerias em Educação para Formação e Especialização Profissional dos Trabalhadores e Agentes de Trânsito”.

- Mirian Bastos (Gerente de Educação para o trânsito da Transalvador) - Palestra online

Tema: “Balanço da primeira década de segurança viária, perspectivas da segunda década e desafios que os agentes de trânsito tendem a enfrentar nesse período”.

- Elessandra Bispo (Coordenadora de Educação para o Trânsito há 18 anos na SETTRAN de Itabuna e pós-graduada em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito) 

Tema: “A Educação para o trânsito itabunense: uma história de conquistas e desafios”.

- Mag Gramacho (Presidente do Conselho Estadual de Trânsito da Bahia - CETRAN-BA e do Comitê Gestor de Segurança Viária de Salvador)

Tema: “Gestão de Trânsito para resultado, desafios do PNATRANS”.

- Danilo Oliveira Costa (Advogado OAB-BA e Fundador do Instituto Brasileiro de Trânsito - IBDTRÂNSITO)

Tema: “O direito e a advocacia no sistema nacional de trânsito”.

- Graciele Menezes (Enfermeira Sanitarista da Sesab e Especialista em Saúde Pública)

Tema: “A Vigilância Epidemiológica no Monitoramento dos Sinistros de Trânsito e o impacto na Saúde Pública”.

-  Glauber Peixoto (Agente de Trânsito há 17 anos e Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF)

Tema: “Fiscalizações realizadas pelo Detran DF: boas práticas na Segurança Viária voltadas à redução da violência no Trânsito”.

- Wellington Borges (Agente de Trânsito, Coordenador de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF e Especialista em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem)

Tema: “Operações Temáticas: Ações de Fiscalização voltadas para grupos específicos”.

- Nácia Christina (Diretora do Sest Senat de Itabuna há 11 anos, Graduada em Letras e Especialista em Gestão Empresarial)

Tema: “Sest Senat na educação de trânsito”.

- Milton Moura (Agente de Transito de Serra-ES há 11 anos, Bacharel em Direito e Supervisor de Trânsito do órgão)

Tema: “Inconstitucionalidade na unificação ou transformação de cargos de Agente de Trânsito e Guarda Municipal e a Ilegalidade da delegação da atribuição de Agente da Autoridade de Trânsito a Guarda Civil Municipal”.

- José Nazal Pacheco Soub (ex-vice-prefeito de Ilhéus, fotógrafo e membro do Instituto Histórico e Geográfico do município de Ilhéus)

Tema: “Divisão político-administrativa de sua cidade”.

- Asta Oliveira (Agente de Trânsito de Salvador há 23 anos e Pedagoga e Tecnóloga em Transporte Terrestre) - Palestra online

Tema: “Manual brasileiro de procedimentos operacionais para agentes de transito/ técnicas de abordagem”.

- José Marcos (Agente de Trânsito de Salvador há 23 anos, Tecnólogo em Segurança do Trabalho e Instrutor do Curso de Capacitação e Atualização para Agentes de Trânsito) - Palestra online

Tema: “Manual brasileiro de procedimentos operacionais para agentes de transito/ técnicas de abordagem”.

- Jackeline Santos (Agente de Trânsito há 3 anos e Representante do Movimento Maio Amarelo na Bahia)

Tema: “O trânsito nosso de cada dia: a dinâmica das ruas”.

- Valério Bomfim (Agente de Trânsito há 16 anos em Ilhéus e presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia - Sindatran)

Tema: “Organização da categoria do Agente de Trânsito para a conquista de direitos, melhores condições de trabalho, trabalho descente e dignidade”.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: