Justiça barra privatização da CBTU de Belo Horizonte

O Sindmetro-MG conseguiu uma decisão liminar que anulou a assembleia de venda da estatal, prevista para essa sexta-feira, às 9h, no Ministério da Economia, em Brasília.

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 19/11/2021
Imagem de Justiça barra privatização da CBTU de Belo Horizonte

A tentativa do Governo Bolsonaro em privatizar a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) de Belo Horizonte, em Minas Gerais, caiu por terra nesta sexta-feira (19).

O Sindicato dos Metroviários de Belo Horizonte (Sindmetro-MG) conseguiu uma decisão liminar que anulou a assembleia de venda da estatal, prevista para essa sexta-feira, às 9h, no Ministério da Economia, em Brasília.

A intenção do Governo Federal é fazer uma cisão parcial da CBTU-BH, para a criação do Veículo de Desestatização MG Investimentos S.A (VDMG).

A Ação Popular foi ajuizada pelo escritório Advocacia Garcez, que questionou o caráter unilateral e obscuro da convocação da assembleia, alegando “que uma empresa pública não deve passar por um processo de cisão e, futuramente privatização, sem que haja a devida divulgação da assembleia”.

“Agindo assim, a CBTU viola o interesse público e coletivo. A decisão de suspender a Assembleia de Acionistas é uma grande vitória na luta contra a privatização da CBTU”, informa comunicado do escritório de Advocacia do Sindicato.

Em nota, o Sindicato comemora a decisão da Justiça e disse que é lamentável que o Governo Bolsonaro, por intermédio do Ministério da Economia, está administrando o país sem transparência, proibindo a fiscalização e controle de suas decisões.

O Governo Federal deve recorrer da decisão liminar, enquanto isso o Sindicato dos Metroviários de Belo Horizonte manterá a mobilização contra a privatização da CBTU-MG.

Material do Sindicato divulgado à população


Redação CNTTL

Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa:Viviane Barbosa MTB - 28121 
E-mail: jornalismo@midiaconsulte.com.br



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
 

Mídia

Filiados

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: