Mobilização dos sindicatos da CNTTL conquista vacinação para trabalhadores em transportes

Em coletiva, o governador de São Paulo, João Dória, anunciou que serão vacinados cerca de 175 mil motoristas, cobradores, agentes de bordo, metroviários e ferroviários.

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 20/04/2021
Imagem de Mobilização dos sindicatos da CNTTL conquista vacinação para trabalhadores em transportes

Lideranças durante reunião com secretário do Governo Dória

O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta terça-feira (20) a antecipação da vacinação contra COVID-19 para os  trabalhadores em  transporte público municipal,  urbano, intermunicipal, rodoviário e metroferroviário no estado de São Paulo.

Essa conquista é resultado das exaustivas reuniões de negociação com Governo e da mobilização dos sindicatos filiados à CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) que anunciaram uma Greve Sanitária de 24 horas - Lockdown prevista para essa terça-feira (20) -- em defesa da Vida e Vacina para a categoria . 

A paralisação foi suspensa após o Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo estadual, Marco Vinholi, assegurar em reunião, que terminou na madrugada desta terça-feira, com lideranças dos sindicatos a inclusão da categoria no calendário vacinação estadual.

“Esta é uma luta pela saúde e pela vida, por nossas famílias e pela população em geral. Gostaríamos que a data para iniciar a nossa vacinação fosse mais rápida, mas foi o que conseguimos tendo em vista a escassez de vacinas”, avalia o presidente da CNTTL e do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo Estausia, o Paulinho.

Paulinho explica que a escassez de vacinas é o resultado da falta de planejamento e da incompetência e negacionismo do governo federal na condução da pandemia. "Muitas vidas poderiam ter sido salvas se tivéssemos vacinas em quantidade suficiente e que o governo federal boicotou. Compartilhamos as dores e as lágrimas das famílias enlutadas. E como em outros momentos decisivos da nossa trajetória, eis que nós todos, mais uma vez, tomamos a história nas nossas próprias mãos e defendemos os nossos direitos. A união e a mobilização fazem a nossa força. Parabéns a todos os sindicatos filiados a nossa Confederação e a todos os trabalhadores dos transportes", enaltece.

Cronograma

Durante a coletiva de imprensa, Dória informou que no dia 11 de maio será iniciada a imunização dos trabalhadores de Metrô e CPTM, da área de segurança, manutenção, limpeza e agentes de estação na linha de frente com 47 anos ou mais, além de operadores de trem de todas as idades. O público estimado nessa categoria é de 10 mil pessoas.

Já no dia 18, os motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo municipal e intermunicipal poderão começar a receber a primeira dose. São Paulo estima que cerca de 165 mil trabalhadores do setor iniciem a imunização contra o coronavírus no próximo mês. 

“Estamos esperando e sempre contamos com mais vacinas. Há alguma sinalização do Ministério da Saúde, mas contamos que a Fiocruz entregará as suas vacinas e, portanto, estaremos cumprindo esse cronograma e avançando em faixas etárias”, afirmou Regiane de Paula, Coordenadora Geral do Programa Estadual de Imunização

Ao longo de abril, São Paulo também iniciou a imunização dos públicos de 67 e 68 anos de idade, além de profissionais da ativa das forças de segurança e trabalhadores de escolas públicas e privadas da educação básica a partir de 47 anos.

Nesta quinta-feira (22), os representantes dos trabalhadores do transporte público coletivo se reunirão com Governo para debater um Grupo de Trabalho e as datas de início da vacinação dos trabalhadores em transportes no estado de São Paulo.

 

Base da CNTTL que será vacinada

 Na base da CNTTL, serão contemplados com a vacinação os trabalhadores em transportes das cidades de Sorocaba, Jundiaí, Vale do Paraíba, Guarulhos /Arujá, Piracicaba, Bauru, Adamantina, Dracena e Limeira. Também serão vacinados os motoristas de São Paulo e os trabalhadores em transportes pertencentes à base da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo (FTTRESP).

VacinaJá e Vacinômetro

O Vacinômetro do estado de São Paulo marcou um total de 9.595.215 de aplicações, somando 6.287.718 de primeira dose e 3.307.497 da segunda, número que equivale ao total de pessoas que já completaram o esquema vacinal.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: