Programa Saúde no Cais do Suport-ES atende portuários em casa

A iniciativa é do Sindicato dos Portuários do Espírito Santo (Suport-ES), filiado à FNP (Federação Nacional dos Portuários) e à CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística).

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL com Cristiane Brandão, jornalista do Suport-ES
Publicação: 13/01/2021
Imagem de Programa Saúde no Cais do Suport-ES atende portuários em casa

card Suport-ES

Agora em janeiro, os portuários avulsos capixabas, que estão afastados do Ogmo (Órgão Gestor de Mão de obra - entidade sem fins lucrativos que atuam no setor portuário) por algum problema de saúde, receberão a visita do Programa “Saúde no Cais”.

A iniciativa é do Sindicato dos Portuários do Espírito Santo (Suport-ES), filiado à FNP (Federação Nacional dos Portuários) e à CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística).

Trata-se de um programa de Medicina Preventiva, que começou em dezembro do ano passado, inicialmente com os portuários avulsos e seus dependentes.

Segundo o Sindicato, o “Saúde no Cais” tem o objetivo de proporcionar um tratamento adequado aos trabalhadores, que estão afastados do trabalho, para que possam retornar ao trabalho. 

Os atendimentos são realizados na casa dos trabalhadores. 
“Temos uma enfermeira e biomédica, da Ilha Azul Seguros, a Andressa Martins, que com o apoio de estudantes da faculdade Pio XII, realizou visitas domiciliares para acompanhar a saúde dos portuários e de seus familiares”, informa informativo do Suport-ES. 

Avaliação Clínica

O Sindicato explica que é realizada uma avaliação clínica do associado, com aferição de pressão arterial, glicemia capilar, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), entre outros. 
O paciente também responde a um questionário sobre seus hábitos e rotinas, para que seja possível traçar um perfil do associado e oferecer o melhor encaminhamento para que ele possa cuidar de sua saúde e de seus familiares. 

Com esses dados, a enfermeira avalia qual a melhor indicação de especialista para tratar cada caso, além de agilizar as marcações de consultas, exames, procedimentos e orientar sobre a melhor forma de utilização do plano de saúde e dos programas Viver Bem da Unimed. 

Prevenção COVID-19

A enfermeira também dá orientações para prevenir e tratar a Covid-19. Nesse primeiro mês, os 20 trabalhadores identificados pelo programa com problemas mais graves de saúde receberam visita. Ela faz um contato por telefone, e caso o associado deseje, ela vai até a casa do avulso, tomando todos os cuidados para evitar contaminação pelo coronavírus. 

“Tenho sentido uma receptividade muito boa dos avulsos, pois muitos estão interessados em conhecer mais como o utilizar o plano e receber orientações. Isso é muito motivador”, disse Andressa.

O Sindicato informa que os trabalhadores interessados em receber a visita ou orientações é só ligar para secretaria do Suport-ES pelo (27) 3223-4244.
 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: