Chapa do Sindicato dos Ferroviários de Natal é eleita com 98% dos votos

O funcionário na área administrativa da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), Jorge Luiz, e nova Direção conduzirão mais uma gestão à frente Sintefern/CUT.

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 30/11/2020
Imagem de Chapa do Sindicato dos Ferroviários de Natal é eleita com 98% dos votos

Apuração dos votos- foto Sindicato

Os ferroviários natalenses elegeram, no último dia 27 de novembro, a nova Diretoria do Sindicato dos Ferroviários no estado do Rio Grande do Norte  (Sintefern/CUT).

Segundo a Comissão Eleitoral, a Chapa Única encabeçada por Jorge Luiz foi eleita com 98% dos votos válidos. Jorge é funcionário na área administrativa da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), há 35 anos, e foi reeleito coordenador geral do Sindicato. A FITF (Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT)e a CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) acompanharam todo o processo eleitoral.

A CBTU-Natal é principal base do Sindicato, que representa 250 ferroviários de carreira,  sendo 180 ativos e 227 sócios  aposentados.

Nos três anos, o sindicalista conta que o balanço do trabalho sindical em prol da categoria ferroviária foi positivo. "Atendemos todos os trabalhadores e trabalhadoras em suas reivindicações,  sempre buscando soluções para os problemas deles, foram três anos de muitas lutas e conquistas", ressalta.



O sindicalista disse que a categoria ferroviária enfrentou dificuldades na luta pela manutenção de seus direitos conquistados, principalmente, nos últimos governos de direita e extrema direita no país -- desde Temer até Bolsonaro. "Após a mudança de governo com a retirada da presidenta Dilma, nossa categoria não tive um Acordo Coletivo justo. Os reajustes salariais foram abaixo da inflação e retirada de cláusula de nosso acordo, prova disso é que não tivemos chapa opositora nesta eleição sindical", explica Jorge.

Diante desse cenário, o Sintefern coleciona importantes conquistas para a categoria entre elas: a contratação de Assistente Operacional  para trabalhar nas bilheterias e de assistentes de manutenção-- medida fruto da luta sindical que acabou com a terceirização. Outros benefícios para os trabalhadores foram a reforma da sede e a criação de uma área de lazer para os sócios.

Impactos da pandemia no setor

Perguntado sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no setor, Jorge explica que foi preocupante, com a redução da operação dos trens, que passaram a operar no horário de pico, duas horas pela manhã e à noite, além da  redução o número de passageiros transportados. "Nós enfrentamos o perigo da contaminação do COVID-19 entre os empregados, alguns se infectaram e felizmente não tivemos nenhum óbito na CBTU de Natal. Também registramos afastamentos de trabalhadores  por comorbidade e, redução de mão de obra nos setores da administração, operação e manutenção", 

Principais lutas da nova Direção

Os desafios da futura Direção do Sintefern é barrar a privatização da CBTU, que segue em curso pelo Governo Federal. O Sindicato fará campanhas de conscientização junto aos usuários, alertando sobre os prejuízos da privatização para população, com o aumento das tarifas e a precarização do serviço prestado. "Faremos uma grande ação de resistência, com ações populares e contato com  políticos para defender a CBTU como empresa pública brasileira". frisa.

Outras bandeiras de lutas permanentes são a defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras; a recuperação do poder de compra dos salários e garantia de emprego para o servidor público.

A FITF e a CNTTL parabenizam a Diretoria do Sintefern-RN e se colocam à disposição para auxiliar nas lutas em defesa da categoria ferroviária.


Redação CNTTL

Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa:Viviane Barbosa MTB - 28121 
WhatsApp Redação: (11) 96948-7446


Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Modalcast https://spoti.fi/2YAFWKn #Episódio 4

Mídia

Filiados

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: