Jorge Luiz, atual coordenador geral, status de presidente, da entidade.
Os ferroviários natalenses irão às
urnas nesta sexta-feira (27) eleger a nova Diretoria do Sindicato
dos Ferroviários no estado do Rio Grande do
Norte (Sintefern/CUT).
O pleito sindical é disputado em Chapa Única encabeçada
por Jorge Luiz, funcionário na área administrativa da
CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), há 35
anos, atual coordenador geral do Sindicato.
A CBTU-Natal é principal base do Sindicato, que representa 250
ferroviários de carreira, sendo 180 ativos e 227
sócios aposentados.
Nos três anos, o sindicalista conta
que o balanço do trabalho sindical em prol da categoria
ferroviária foi positivo. "Atendemos todos os trabalhadores e
trabalhadoras em suas reivindicações, sempre buscando
soluções para os problemas deles, foram três anos de muitas lutas e
conquistas", ressalta.
O sindicalista disse que a categoria ferroviária enfrentou dificuldades na luta pela manutenção de seus direitos conquistados, principalmente, nos últimos governos de direita e extrema direita no país -- desde Temer até Bolsonaro. "Após a mudança de governo com a retirada da presidenta Dilma, nossa categoria não tive um Acordo Coletivo justo. Os reajustes salariais foram abaixo da inflação e retirada de cláusula de nosso acordo, prova disso é que não tivemos chapa opositora nesta eleição sindical", explica Jorge.
Diante desse cenário, o Sintefern coleciona importantes conquistas para a categoria entre elas: a contratação de Assistente Operacional para trabalhar nas bilheterias e de assistentes de manutenção-- medida fruto da luta sindical que acabou com a terceirização. Outros benefícios para os trabalhadores foram a reforma da sede e a criação de uma área de lazer para os sócios.
Impactos da pandemia no setor
Perguntado sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no setor, Jorge explica que foi preocupante, com a redução da operação dos trens, que passaram a operar no horário de pico, duas horas pela manhã e à noite, além da redução o número de passageiros transportados. "Nós enfrentamos o perigo da contaminação do COVID-19 entre os empregados, alguns se infectaram e felizmente não tivemos nenhum óbito na CBTU de Natal. Também registramos afastamentos de trabalhadores por comorbidade e, redução de mão de obra nos setores da administração, operação e manutenção",
Principais lutas da nova Direção
Os desafios da futura Direção do Sintefern é barrar a privatização da CBTU, que segue em curso pelo Governo Federal. O Sindicato fará campanhas de conscientização junto aos usuários, alertando sobre os prejuízos da privatização para população, com o aumento das tarifas e a precarização do serviço prestado. "Faremos uma grande ação de resistência, com ações populares e contato com políticos para defender a CBTU como empresa pública brasileira". frisa.
Outras bandeiras de lutas permanentes são a defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras; a recuperação do poder de compra dos salários e garantia de emprego para o servidor público.
A FITF (Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT)e a CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) parabenizam a Diretoria do Sintefern-RN e se colocam à disposição para auxiliar nas lutas em defesa da categoria ferroviária.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL