Desigualdade faz covid-19 se alastrar entre os mais pobres em São Paulo

No recorte racial, o inquérito sorológico mostrou mais uma vez como a covid-19 escancara a desigualdade.

Por: Rodrigo Gomes, da RBA
Publicação: 14/08/2020
Imagem de Desigualdade faz covid-19 se alastrar entre os mais pobres em São Paulo

Foto: @lunapramudarsp/viatrolébus

Na capital paulista, a covid-19 se alastra seguindo os caminhos da desigualdade social. É o que mostra a fase 3 do chamado inquérito sorológico, divulgada hoje (13) pela prefeitura de São Paulo. Trabalhadores informais e aqueles que não puderam fazer home office, desempregados e negros são a maioria dos infectados pela covid-19, segundo a análise. “Quem precisou sair de casa para trabalhar teve três vezes mais chances de se contaminar”, confirmou a secretária municipal adjunta da Saúde, Edjane Torreão.

Segundo os dados, 14,3% da população das classes D e E já foi contaminada pela doença. Justamente aquelas que mais precisaram seguir em atividade, por ser a maioria entre informais e desempregados em busca de ocupação e renda. São eles também que cumprem funções que não podem ser desempenhadas em home office, de acordo com o IBGE. Na classe C paulistana, a prevalência do vírus foi de 11,% e nas classes A e B, de 4,7%, expondo como a desigualdade aumenta os riscos.


Observando a situação de trabalho, quem pode fazer home office teve três vezes menos chance de se contaminar com a covid-19 do que quem precisou sair. A contaminação entre quem trabalhou de sua casa foi de 6,2%. Entre quem precisou sair para trabalhar foi de 18,5%. Desempregados também tiveram taxa de contaminação mais alta: 12,7%. Isso porque mesmo sem emprego, as pessoas saem em busca de trabalho ou para fazer bicos.

Negros e periféricos
No recorte racial, o inquérito sorológico mostrou mais uma vez como a covid-19 escancara a desigualdade. Negros e pardos tiveram taxa de contaminação de 14,8%. Entre os brancos, a taxa foi quase a metade: 8,1%. Os dados também indicam aumento expressivo da contaminação de negros e pardos ao longo das quatro fases da pesquisa, subindo de 10% para os atuais 14,8%.

Na distribuição pela cidade, a região com prevalência de contaminação é a da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul, com 14,7%. Em seguida, vêm as CRSs Sudeste (11,9%), Leste (11,5%), Norte (7,9%) e Centro-Oeste (4,9%). Em toda a cidade, a prevalência detectada foi de 10,9%, um pouco menor que a registrada nas fases anteriores, mas dentro da margem de segurança da pesquisa. A pesquisa foi feita com 5.760 pessoas de todas as regiões da cidade.

Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), os dados indicam uma estabilidade da pandemia de covid-19 em São Paulo. “Apesar de dois meses de abertura, manteve-se a prevalência que havia na fase zero”, afirmou. Ele disse ainda que o inquérito sorológico indica que 1,3 milhão de pessoas já foram contaminadas pela covid-19 na capital paulista. Com esses números, a secretária adjunta da Saúde descartou a possibilidade de a cidade ter atingido a chamada imunidade de rebanho.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: