1º Curso de Formação do SNA reúne 90 dirigentes de todo o Brasil

A atividade aconteceu entre os dias 2 e 5 de agosto, na Colônia de Férias do Sindicato, em Miguel Pereira, no RJ


Publicação: 07/08/2014
Imagem de 1º Curso de Formação do SNA reúne 90 dirigentes de todo o Brasil

Nilton, Selma, Pará (presidente do SNA), Emanoel e o presidente da FENTAC/CUT, Sérgio Dias - foto: Cláudia Fonseca

Cerca de 90 dirigentes de todo o País da base do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA/CUT) participaram do 1º Curso de Formação sobre “Concepção, Estrutura e Prática Sindical cutista”.

A atividade foi realizada em parceria com a Escola Sindical da CUT Nordeste e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC). O curso aconteceu entre os dias 2 e 5 de agosto, na Colônia de Férias do Sindicato, em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro.  O educador, Emanoel Sobrinho, da Escola CUT  Nordeste e o Secretário de Organização da CUT, Jacy Afonso, foram alguns dos palestrantes.

Em entrevista ao Portal FENTAC/CUT, o diretor de Formação, Relações Intersindicais e Institucionais do SNA, Nilton Oliveira Mota Santos, que é trabalhador na TAM, disse que a participação  foi muita positiva. “Foi muito prazeroso promover este curso com os companheiros e companheiras de todo o Brasil, que levarão para suas bases a rica experiência de organização da CUT, a maior central sindical do Brasil e a quinta maior do mundo”, explica.

O presidente da FENTAC, Sérgio Dias, prestigiou o curso e destacou que foi fundamental porque prepara os novos dirigentes para enfrentar os desafios da categoria no dia a dia.

Dirigentes e participantes do Curso - foto: Cláudia Fonseca

Durante os quatro dias, dirigentes da base do SNA participaram ativamente dos debates sobre a história da organização sindical da classe trabalhadora no Brasil e no mundo.

Também acompanharam documentários sobre a 1ª CONCLAT (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora de 1981) e Liberdade e Autonomia Sindical, que possibilitaram aos participantes uma apropriação crítica sobre a fundação e o projeto político-sindical da CUT: construção de um sindicalismo classista, autônomo, de massas e democrático na perspectiva da democracia e do socialismo.

 


No destaque, o diretor de formação do SNA, Nilton Santos - foto: Cláudia Fonseca

 

Próximo Curso

O diretor de formação, Nilton Santos, disse que está previsto para novembro o 2º Módulo do Curso do SNA, que abordará a organização no local de trabalho. “É fundamental que o dirigente saiba quais procedimentos deve adotar na base, em casos de desrespeitos aos direitos. Vamos  debater junto com a Escola Nordeste a metodologia”, relata.

Viviane Barbosa, da Redação da CNTT com FENTAC/CUT


Redação CNTTL

Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa:Viviane Barbosa MTB - 28121 
WhatsApp Redação: (11) 96948-7446


Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Modalcast https://spoti.fi/2YAFWKn #Episódio 4

Mídia

Filiados

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: