Governo Lula lança plano nacional de combate ao crack

O projeto deve atuar em três frentes: combate, prevenção e tratamento.


Publicação: 21/05/2010
Imagem de Governo Lula lança plano nacional de combate ao crack

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou na quinta, 20, o plano nacional de combate ao crack, que deve atuar em três frentes: combate, prevenção e tratamento. O anúncio do plano foi feito durante a 13ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que reúne cerca de 4.000 prefeitos na capital federal. “Nos queremos enfrentar isso de modo decisivo, especialmente a questão do crack que eu acho que só vamos combater se tivermos medidas muitos eficazes”, disse Lula.
O plano prevê também a capacitação de lideranças comunitárias, professores e outros agentes da sociedade civil para serem multiplicadores de informações sobre os riscos do uso da droga e seu poder de dependência.
Além disso, o governo pretende ampliar o atendimento dos Caps (Centros de Assistência Psicossocial), do Ministério da Saúde, para tratar dependentes do crack. Entre as opções, está a possibilidade de que eles funcionem 24 horas por dia.
O combate ao crack também deve entrar no plano de governo elaborado pela equipe de campanha de Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência pelo partido de Lula. O tema já tem sido abordado pela petista.

Dados
No plano de ação de combate ao crack, o governo federal também deve trabalhar para obter  dados mais precisos sobre o consumo da droga nas cidades brasileiras.

O secretário-executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, ligado ao Ministério da Justiça, Ronaldo Teixeira da Silva, afirmou no início do mês que as informações disponíveis ainda são contraditórias e que a primeira grande pesquisa sobre o tema só deve sair em dezembro deste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, o levantamento mais recente sobre o consumo da droga é de 2005.
Segundo dados apresentados à Câmara dos Deputados no início de maio, o número de usuários hoje no Brasil está em torno de 1,2 milhão e a idade média para início do uso da droga é 13 anos - estimativa feita com base em dados do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Com informações de agências noticiosas

Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:
imprensa@cntt-cut.org.br  - transportando@midiaconsulte.com.br  
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: