Ferrovias privatizadas estão abandonadas

Um levantamento feito pela ANTT mostra que 62% do total de ferrovias concedidas à iniciativa privada nos anos 1990 estão ociosos ou abandonados.


Publicação: 28/10/2009
Imagem de Ferrovias privatizadas estão abandonadas

Um levantamento feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mostra em que 62% do total de ferrovias concedidas à iniciativa privada nos anos 1990 estão ociosos ou abandonados. Por isso, o governo federal está desenhando mecanismos para recolocar esse tipo de transporte nos trilhos, começando pela rede de 570 quilômetros subutilizada do Norte Fluminense (Rio de Janeiro).

Dos 28.831 quilômetros da malha ferroviária existente no país, apenas 10.930 são explorados, de acordo com a ANTT. Se for considerada apenas a malha em bitola estreita (distância entre os trilhos de um metro, mais antiga e predominante no país), essa ociosidade é de 77%. Já a malha em bitola larga (distância de 1,6 metro, mais moderna) é totalmente utilizada. A maior parte das ferrovias subutilizadas está no Sul e no Sudeste, mas também há no Nordeste e no Centro-Oeste.

“Ou eu não tenho a malha, ou a malha não é explorada. As duas coisas não”, disse o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo.

As ferrovias abandonadas podem comprometer todo o setor econômico. Mesmo que uma empresa tenha um produto mais barato e de melhor qualidade, eles chegam mais caros às capitais por causa do frete.

 

AG

Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT

Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros

Assessoria de Comunicação da CNTT: Mídia Consulte



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: