O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Miguel Jorge, afirmou na segunda-feira, 26, que o Brasil se tornará um grande campo de obras nos próximos cinco anos graças ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e aos eventos internacionais que o país sediará.
No próximo ano, o governo investirá em muitas obras de infraestrutura, afirmou o ministro, durante visita à Feira Internacional da Indústria dos Transportes (Fenatran,) em São Paulo. "O Brasil virará um canteiro de obras nos próximos cinco anos – temos muito o que fazer para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016", ressaltou Miguel Jorge.
Segundo ele, o país ficou muito tempo sem investir em obras de infraestrutura. "Tinhamos desaprendido a planejar, e o PAC trouxe um novo patamar para o setor de infraestrutura."
O ministro informou que a licitação do trem bala, que ligará a cidade de Campinas (SP), ao Rio de Janeiro, deve sair até o final do ano e que a obra deve custar aproximadamente US$ 15 bilhões.
Para ele, o país deve investir em inspeções veiculares mais rígidas para impedir que veículos de grande, pequeno e médio portes circulem sem condições pelas ruas e estradas.
"Estamos tentando, há anos, renovar a frota. Acho impossível que um país pague algo como R$ 1 mil para comprar um carro usado e ganhar apenas R$ 800 com sucata. Deveríamos investir em inspeções veiculares mais rígidas e ainda aumentar os impostos de veículos mais antigos. Todos os países usam este método", disse o ministro, acrescentando que os bancos públicos têm dinheiro do fundo garantidor para financiar esta nova frota.
Ministério dos Transportes recebe R$ 1,08 bilhão para investir em rodovias e pontes
O Ministério dos Transportes vai dispor de cerca de R$ 1,08 bilhão para aplicar na manutenção e na construção de trechos de rodovias federais e pontes. O decreto que libera os recursos foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira, 22. Entre as obras que devem receber os investimentos estão a Ferrovia Norte-Sul e a construção de mais um trecho da Nova Transnordestina. Quando estiver concluída, a Norte-Sul cortará os estados do Pará, Maranhão, Tocantins, de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, numa extensão de aproximadamente 2 mil quilômetros. Atualmente, está pronto o trecho entre Açailândia (MA) e Colinas (TO).
Agência Brasil
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