Oposição dos Condutores de Campinas celebra 25 anos de lutas e conquistas

Na foto, a chapa na década de 80 com o então sindicalista, metalúrgico do ABC, e hoje presidente da República, Lula.


Publicação: 23/10/2009
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          Há 25 anos, a Oposição cutista dos Condutores de Campinas realizou uma greve histórica que mobilizou milhares de trabalhadores. A paralisação, realizada no dia 24 de outubro de 1984, culminou em várias vitórias para a categoria rodoviária.   Uma das mais marcantes foi a conquista do Sindicato dos Rodoviários de Campinas para a base da CUT. “Outras vitórias foram a reintegração de sete trabalhadores demitidos; a conquista de 100% de INPC (índice que mede a inflação)e mais 20% de aumento real nos salários. Além disso, também conquistamos a estabilidade no emprego, passe livre e a criação do Departamento Nacional dos Trabalhadores em Transporte, que hoje consolidou-se na nossa CNTT-CUT”, destaca Juarez Bispo Mateus, do Conselho Diretivo da CNTT-CUT, ex- presidente da CNTT (1995 a 2005 - ver boxe abaixo)e membro da Oposição cutista dos Condutores de Campinas. 

Uma data para relembrar: celebração acontece neste sábado dia 24

            A fim de comemorar e relembrar esta data histórica, dirigentes da Oposição dos Rodoviários de Campinas e da CNTT-CUT realizarão neste sábado, dia 24, às 15h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas uma celebração dos 25 anos da greve de 1984. O evento reunirá lideranças sindicais e políticas que fizeram parte e ajudaram a construir a história.               Na época em que presidiu a CNTT-CUT, Juarez conta que a conjuntura política e econômica do País era diferente em comparação a hoje. “O Brasil vivia uma fase difícil, a economia estava em recessão, com inflação alta e as políticas neoliberais implantadas fizeram com que nós do movimento sindical realizássemos diversas manifestações, protestos e greves para fazer valer os direitos da classe trabalhadora”, conta.    

              O sindicalista destaca que naquela época as principais lutas se pautavam na recuperação das perdas inflacionárias no salário, bem como a inclusão de novos direitos sociais. “No nosso ramo, em especial, lutamos muito pela redução da jornada de trabalho, sem redução nos salários, bandeira que continua viva até hoje, bem como pela necessidade de uma reforma na aposentadoria/previdência social e pela liberdade e autonomia sindical”.  

Desafios e 2010

             Juarez frisa que o Brasil está em uma fase bem melhor em comparação às décadas de 80 e 90. “Graças às políticas e ações do presidente Lula a nossa economia está estabilizada. Pela primeira vez na história, um presidente reconheceu o papel e a importância do movimento sindical e da organização dos trabalhadores.   Hoje, temos que lutar para assegurar a manutenção dos avanços sociais implementados pelo presidente Lula”, frisa.             O sindicalista enfatiza ainda que 2010 – ano no qual terão eleições para os cargos de presidente da República, governadores, deputados federais, senadores e deputados estaduais  – é um ano decisivo e importante para os movimentos sindicais e sociais. “Nosso grande desafio é eleger governos que tenham um compromisso com os trabalhadores e que mantenham os avanços sociais implementados no nosso País”, concluiu. 

Histórico na CNTT-CUT

             O rodoviário de Campinas, Juarez Bispo Mateus, assumiu a presidência da CNTT-CUT em 28 de outubro de 1995, durante o 3º Congresso Nacional da Confederação, realizado em Vitória, Espírito Santo. O sindicalista permaneceu no cargo até 2005. Hoje, a CNTT-CUT é presidida pelo rodoviário de Sorocaba, João Paulo Estausia, que também preside o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e região,  que foi reeleito ao cargo em abril de 2009.  

Viviane Barbosa – Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT, com a colaboração de Bárbara Medeiros 

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