Nota oficial: Metroviários alertam sobre descaso da Linha 4

Os Metroviários de São Paulo e a Federação Nacional denunciam os desmandos na construção e privatização da Linha 4


Publicação: 23/03/2007
Imagem de Nota oficial: Metroviários alertam sobre descaso da Linha 4

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo e a Federação Nacional dos Metroviários denunciam mais uma vez os desmandos na construção e privatização da Linha 4 – Amarela do metrô. Desde que o Governo do Estado de São Paulo anunciou a Parceria Pública Privada os metroviários denunciam a entrega do patrimônio público aos interesses privados. Em relação às obras, já alertávamos sobre as condições precárias e inseguras com que o Consórcio Via Amarela agia, com a completa omissão por parte do governo e da Direção do Metrô. Até 12 de janeiro, sete pessoas morreram e nenhuma providência foi tomada para apurar os responsáveis. Sobre a privatização da Linha 4 – Amarela, ilusoriamente denominada Parceria Pública Privada (PPP), já era escandalosa o percentual de 27% (US$ 340 milhões) referente à participação do Consórcio vencedor da licitação contra 73% (US$ 940 milhões) do poder público, que durante 30 anos terá que subsidiar o lucro das empresas consorciadas. O contrato ainda prevê que o poder público terá que pagar ao concessionário US$ 37 mi, parcelado em 48 prestações e sequer está comprovado que será mesmo desembolsado os US$ 340 mi, comprometidos no contrato. Em seus diversos informativos avisamos que o percentual real a ser aplicado pelo consórcio privado seria muito inferior aos 23% apregoados nas propagandas veiculadas pelo Governo do Estado de SP. Este cenário começa a se consolidar, com o pedido do Governador José Serra, de tramitação em caráter de urgência na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), do Projeto de Lei 74/2007, publicado no último dia de 21 de março no Diário Oficial do Estado. O Projeto solicita autorização para contrair empréstimos internacionais, no valor de US$ 450 milhões, nos Bancos Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD, Sumitomo Mitsui Banking Corporation e Japan Bank for International Cooperation – JBIC. Com este empréstimo, sobe para US$ 1.390 bi a participação direta do Estado de São Paulo, na implantação da Linha 4 – Amarela, reduzindo para apenas 19% a participação da iniciativa privada na Linha 4 – Amarela, o que faz com que a tragédia seja muito maior. Todas estas denúncias foram feitas ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Tribunal de Justiça de São Paulo, ALESP e mais recentemente à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Os metroviários não vão se calar e continuarão a luta para evitar que os interesses privados mais uma vez se sobreponham aos interesses dos trabalhadores. Fonte: Fenametro-CUT e Sindicato dos Metroviários de São Paulo



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