“Janelas” nova peça do grupo teatral da CUT/SP está em cartaz

O espetáculo será apresentado no Espaço Cultural Lélia Abramo, às 20h, na capital paulista .


Publicação: 01/11/2013
Imagem de “Janelas” nova peça do grupo teatral da CUT/SP está em cartaz

O grupo teatral Nóis não Usa Black Tieestreia o espetáculo Janelas nesta sexta (1), às 20h, em temporada até 30 de novembro no Espaço Cultural Lélia Abramo, na capital paulista. O grupo é formado por dirigentes e trabalhadores (as) da base de sindicatos filiados à CUT, além de funcionários da Central, sob direção de Mauro Schames.

Nesta peça, quatro crônicas se sucedem num edifício numa mesma sexta-feira, em histórias cotidianas que se entrelaçam revelando personagens como o da senhora em celebração a um amigo distante; um senhor, um rapaz e os pássaros; o silêncio de um casal distante; o homem com uma valise de roupas, rosas e bolhas de sabão.
Janelas aborda as relações humanas considerando questões e direitos sociais que dialogam com as bandeiras defendidas pela CUT, explica o diretor. O espetáculo foi concebido a partir de uma criação coletiva e é resultado de um ano de estudos nos quais os atores e atrizes trouxeram fotos, vídeos e livros como referências para aprofundar os debates.
“São instantes nas quais nos deparamos com várias situações, como os dramas e histórias do dia a dia. A concepção teve foco nos estudos sobre os pecados capitais, mas no sentido geral e não no religioso – nos pecados e virtudes que todos temos”, afirma Schames.
No final da peça, haverá 30 minutos para bate-papo com o público. E após a primeira temporada, que termina no final de novembro, a expectativa é levar o espetáculo a outros espaços, nos sindicatos e federações filiados à Central.
Histórico – O grupo Nóis não Usa Black Tie surgiu em 2010, a partir de um curso, realizado numa parceria entre a CUT e o diretor Celso Frateschi, com o objetivo de estimular a prática teatral como instrumento de formação e expressão democráticas. 
A estreia foi em 2011, no Teatro Ágora, com a peça Esse é seu Problema, baseada nas obras do ativista político inglês Harold Pinter (1930-2008). Também diretor, poeta e roteirista, foi Nobel de Literatura em 2005 e é um dos dramaturgos do chamado Teatro do Absurdo - ao lado de nomes como o do irlandês Samuel Beckett (1906-1989) e o russo Arthur Adamov (1908 –1970), cujas criações, surgidas pós-Segunda Guerra, são marcadas pela solidão, desolação e incomunicabilidade do homem moderno.

Com informações da CUT SP
 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: