DF: Metrô se compromete a realizar concurso para contratação de servidores

O acordo firmado com o SindmetrôDF encerrou a greve iniciada na terça-feira, 24.


Publicação: 24/10/2013
Imagem de DF: Metrô se compromete a realizar concurso para contratação de servidores

Depois de uma paralisação de 24 horas e dois dias de greve, os metroviário do Distrito Federal  entraram em acordo com o Metrô-DF durante audiência de instrução e conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) realizada na tarde de quarta-feira, dia 23.
Os trabalhadores entraram em greve na segunda-feira, dia 21, para reivindicar a contratação de novos funcionários por meio de concurso público. A categoria reivindica a contratação de mais 1,2 mil servidores para o setor de operação e aumento do efetivo do corpo de seguranças. Hoje, a maior parte do serviço é terceirizada. Ao todo, o sistema conta com 930 funcionários, sendo 600 do setor de operações.

Acordo
Pelo acordo, o Metrô-DF se comprometeu a realizar concurso para contratação de servidores. A contratação da empresa que vai realizar a seleção deve ocorrer no dia 27 de novembro e o edital deve ser lançado em 13 de dezembro. Não há mais informações sobre o concurso. Os trabalhadores se comprometeram a retornar ao trabalho e vão compensar um dia de greve.
O Metrô está sujeito a multa de R$ 1 milhão caso não cumpra o acordo. A punição para o Sindicato dos metroviários é de R$ 50 mil por dia. Uma nova audiência está marcada entre as partes no dia 2 de dezembro, para que o TRT acompanhe o andamento do acordo.

Mais funcionários
Os metroviários fizeram uma paralisação no dia 21 e entraram em greve na terça-feira, 22, para reivindicar a contratação de novos funcionários por meio de concurso público.
O Metrô informou que enviou um relatório com o número total de vagas na empresa para a Secretaria de Administração. O Governo do Distrito Federal (GDF) disse que a previsão é que o edital do concurso seja lançado em dezembro deste ano.
Segundo o secretário de Relação Intersindical do SindmetrôDF, Dione Aguiar, a categoria adiou uma paralisação em 31 de outubro de 2012, depois que o Metrô se comprometeu a publicar o edital de um concurso para dezembro daquele ano. “O GDF disse que soltaria edital de concurso para dezembro, não cumpriu, depois disse que faria em 15 de fevereiro, e não fez. A empresa disse que faria em julho, depois disse que faria em setembro. A gente se reuniu com a empresa e o governo durante a semana. Eles disseram que farão em dezembro [deste ano], mas categoria não acredita mais”, afirma Aguiar.

CNTT/CUT com informações do G1



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: