O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançado pelo governo
Lula é uma medida positiva e precisa ser debatida com mais
propriedade pelo movimento sindical e pela sociedade civil
organizada. Há 16 anos, o debate político girava em torno da
necessidade do Estado reduzir a sua atuação nas áreas sociais,
passando essa obrigação constitucional para a iniciativa privada. O
modelo adotado, e que para os trabalhadores em geral foi
prejudicial, foram as privatizações de serviços essenciais, que
acarretaram demissões em massa e diminuição dos direitos. A
diferença agora é que com o PAC o Estado retoma o seu papel, como
gestor das políticas públicas, atuando diretamente na mudança e na
reestruturação do país. O desafio para nós, trabalhadores do
transporte, é propor propostas ao programa, que garantam respeito
aos direitos e geração de empregos com uma política de inclusão
social. Com relação à criação do fundo de investimento em
infra-estrutura, com valor inicial de R$ 5 bilhões do FGTS, que
permitirá que os trabalhadores comprem cotas; defendemos a posição
da CUT de que tenha uma garantia, fixada em lei, de um retorno
anual financeiro do dinheiro utilizado. Cabe ressaltar que a
CNTT-CUT foi a única entidade do ramo dos transportes que
contribuiu para a elaboração do Programa de Transporte com inclusão
social do governo Lula 2007/2010 e ressaltou neste documento que o
Brasil crescerá plenamente, com distribuição de renda, se o governo
investir na criação de novos postos de trabalho. Acompanhar,
fiscalizar e propor alternativas para defender os interesses dos
trabalhadores do transportes de todo o país são os nossos
principais desafios. Jamais admitiremos medidas que promovam a
privatização de serviços do transporte. O sucesso do PAC depende da
participação de todos os atores, movimento sindical, empresários,
governo e trabalhadores, a CNTT-CUT dará a sua contribuição. Paulo
Estausia, rodoviário de Sorocaba, é presidente da CNTT-CUT.
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