Dirigentes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT) e dos sindicatos filiados se reuniram, no dia 25, em São Paulo, para debater estratégias para combater a privatização dos aeroportos, preservar os empregos e a soberania nacional. Participaram do evento o economista Cláudio Toledo, assessor do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e o brigadeiro Allemander Pereira, ex-diretor da Agência Nacional da Viação Civil (ANAC) que fizeram uma análise de conjuntura e apresentaram um estudo sobre os prejuízos da “liberdade tarifária”, medida que entrou em vigor no começo do ano e foi autorizada pela ANAC, que tem precarizado os serviços prestados e as relações de trabalho no setor.
O Brigadeiro Allemander afirmou que não dá para comparar os Estados Unidos com o Brasil. “No nosso país, as empresas não têm como competir com as empresas internacionais na política dos céus abertos. O governo norte-americano, por exemplo, trata o transporte aéreo como essencial para o país, diferente do Brasil. O nosso transporte aéreo está trilhando os caminhos errados”, fundamentou.
O economista Cláudio Toledo disse que a ANAC agiu de forma precipitada e implementou a liberdade tarifária sem fazer um estudo aprofundado e, o que é pior, não dialogou com as entidades representativas dos trabalhadores. “Para competir com as empresas estrangeiras, numa política de céu aberto, as companhias brasileiras teriam que aumentar seus preços para cobrir os altos custos de infraestrutura e combustíveis”, explicou.
Estratégias
As entidades representativas do setor aéreo definiram que realizarão mais encontros e organizarão os trabalhadores do setor para lutar contra qualquer ameaça de privatização dos aeroportos brasileiros – proposta que tem sido capitaneada pela presidenta da ANAC, Solange Vieira -- bem como contra a terceirização e a precarização no trabalho.
No próximo dia 2 de setembro, o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA), Francisco Lemos, participará de uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Na ocasião, Lemos versará sobre a atual situação da Infraero e dos aeroportos brasileiros.
Viviane Barbosa com informações de Bárbara Medeiros – da Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT.
Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação da CNTT: Mídia Consulte
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL