Antes da criação da ANAC, o antigo DAC passou por um processo de sucateamento proposital, um abandono que durou vários governos. Por isso a Agência precisou de tempo para se reestruturar. E, em meio ao crescimento acelerado do setor, a tarefa foi difícil. A falta de experiência da primeira gestão prejudicou – a em meio à maior crise do setor já vivida no país, com a queda de dois aviões, com cerca de 400 pessoas a bordo, e a reação dos controladores de vôo. Daí veio a dança de cadeiras, que colocou o Ministro Jobim na pasta da Defesa e a economista Solange Vieira na presidência da Anac. Sob nova direção, a Agência, de fato, conseguiu avançar em alguns pontos, mas sua melhor atuação tem sido esconder quase tudo que lhe seria negativo. Não fossem os bons olhos e ouvidos dos trabalhadores e dos dirigentes sindicais, não saberíamos que a Anac não vem cumprido o seu papel de fiscalizadora e reguladora. Parece que todos os seus esforços estão focados em encontrar um meio de fatiar e vender a rede Infraero. E liberar geral para as empresas estrangeiras o mercado nacional, mesmo que isso resulte em desemprego e quebradeira no país. Tudo isso com o mínimo de diálogo, ou nenhum. O governo assiste esse movimento com neutralidade. Mas a força de Jobim não pode ser maior que a do povo. Não podemos nos calar e não vamos. Dizemos não à redução de direitos, à entrega dos aeroportos aos interesses privados, às empresas estrangeiras que se negam a cumprir a legislação trabalhista. Aproveitamos para saudar todos os trabalhadores que participaram da 10° CONCUT, em São Paulo.
Fonte: FENTAC/CUT
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