74% dos passageiros não usam cinto de segurança no banco de trás

80% das mortes registradas no banco da frente poderiam ser evitadas se, na hora do acidente, os passageiros de trás estivessem com o cinto de segurança.


Publicação: 27/07/2009
Imagem de 74% dos passageiros não usam cinto de segurança no banco de trás

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT fez uma pesquisa e o resultado apontou que 74% dos passageiros ouvidos não usam o cinto de segurança no banco de trás dos veículos. Ao todo, 80% das mortes registradas no banco da frente poderiam ser evitadas se, na hora do acidente, os passageiros de trás estivessem com o cinto de segurança.

 

Passageiros e motoristas que já foram penalizados acabam mudando de comportamento. Já aquelas pessoas que nunca foram abordadas ou não passaram por uma situação de risco, continuam sem utilizar o cinto, afirma Silvain Fonseca, chefe de fiscalização do DETRAN/DF.  “Elas acham que nunca vão se envolver em um acidente”, ressalta.

 

Uma simulação com um carro a 50 km/h mostra que se uma criança sentada no banco de trás, pesando 20 quilos, for arremessada em uma batida e estiver sem cinto, ela chegará ao banco da frente pesando 300 quilos. Se for um adulto de 60 quilos, o impacto será de mais de uma tonelada.

 

O presidente da SBOT (DF), Ériko Filgueira, fala sobre a importância de o motorista incentivar o uso do cinto no banco traseiro para uma proteção mútua, “Que o motorista incentive todos os passageiros do veículo a utilizar o cinto porque ele estaria se protegendo também”.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT

 

Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT

Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros

Assessoria de Comunicação da CNTT: Mídia Consulte



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros