Aeronautas e aeroviários conquistam 8% de reajuste salarial

A seguir confira nota da FENTAC-CUT sobre a repercussão da Campanha Salarial 2008.


Publicação: 22/12/2008
Imagem de Aeronautas e aeroviários conquistam 8% de reajuste salarial

  Os trabalhadores aeronautas e aeroviários da CUT conquistaram na Campanha Salarial 2008  reajuste de 8% nas negociações com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). O aumento será aplicado sobre todos os itens econômicos das Convenções Coletivas de Trabalho. Os itens sociais foram renovados por mais dois anos. A campanha salarial teve início em setembro com a discussão e aprovação da pauta de reivindicações das categorias. Os sindicatos e a Fentac-CUT defenderam 13% de reajuste, enquanto as empresas ofereceram 5%.                        

  Ao longo das negociações, o índice avançou até chegar ao percentual estimado de inflação deste ano. Contudo, os trabalhadores, que reduziram a proposta para 10%, não aceitaram os 7,2% oferecidos pelas companhias e iniciaram mobilizações com paralisações no setor.             

  Em virtude do impasse, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) de São Paulo, Dra. Laura Martins de Andrade, reuniu dirigentes da Fentac e dos sindicatos com o SNEA para mediar um acordo que evitasse a greve. Como conseqüência, o SNEA apresentou no dia 22/12 uma nova proposta, acatando o índice de 8% sugerido pela procuradora.

  Para a Federação, o aumento alcançado demonstra a importância da união dos aeroviários e aeronautas em torno de objetivos comuns, e do apoio dos aeroportuários, que seguem na luta para barrar a privatização da Infraero e participaram de todas as manifestações desta campanha.   O descontentamento dos funcionários dentro das empresas, os atos nos aeroportos, a cobertura da imprensa, a unidade ao longo das negociações e a rejeição de qualquer proposta que não representasse ganho real nos salários foram fundamentais para esse resultado. 

  A campanha terminou, mas a luta continua todo o dia e a Fentac e os sindicatos filiados estarão atentos pelo cumprimento da Convenção e continuarão atuando em defesa de melhores condições de trabalho para a categoria em 2009.  

Fonte: FENTAC-CUT 

           



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros