Os sindicatos de aeronautas e aeroviários reuniram-se no dia 9/12, no Rio de Janeiro, com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). Ao todo são 40 mil trabalhadores em Campanha Salarial em todo o País e a data-base é 1º de dezembro.
A bancada patronal ofereceu 7,2% de reajuste, mas os sindicatos não aceitaram e mantiveram a reivindicação de reajuste com aumento real de 10% ((5% estimativa da inflação do período da data-base, dezembro, calculada pelo INPC, e mais 5% de aumento real).
Os trabalhadores do setor também reivindicam reajuste nos pisos salariais no valor de 20% e o mesmo percentual no ticket alimentação.Diante do impasse, a categoria decidiu manter o estado de greve às vésperas das festas de fim de ano.
Nova rodada: 12
A bancada patronal do setor aéreo agendou uma nova rodada de negociação para sexta-feira, dia 12. Na última semana, os sindicatos realizaram manifestações nos aeroportos de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro e distribuíram uma carta aos passageiros, alertando sobre a possibilidade de greve no setor.
No informativo, os sindicatos ressaltaram a insatisfação dos trabalhadores com os índices propostos pelas empresas do setor. O aumento real defendido pelos trabalhadores ganhou novo argumento com a decisão da Petrobras de reduzir, a partir de 1º de dezembro, o valor da Querosene de Aviação (QAV) em 18,6%.
16 de dezembro
Os sindicatos de aeronautas e aeroviários e a Fentac/CUT realizarão, no dia 16 de dezembro, , assembléias nas principais bases do país. O objetivo é definir com os trabalhadores os rumos do movimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT com informações da Assessoria de Comunicação da Fentac/CUT.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL