Após intensa
mobilização e pressão, a Secretaria de Transportes do Governo do
Distrito Federal deu resposta às reivindicações do AeroCut, fórum
formado por sindicatos de trabalhadores do Aeroporto Internacional
Juscelino Kubitschek. As várias categorias cobravam solução para
questões relativas ao transporte coletivo público na região do
aeroporto. A avaliação das propostas será feita em assembleia, no
dia 6 de julho, às 9h30, na ala de desembarque (antiga
floricultura).
Entre as reivindicações estavam o aumento da frota de ônibus
durante o dia (linhas 20 e 11), também durante a madrugada (linha
102) e em finais de semana e feriados; a implementação de paradas
de ônibus no Setor de Clubes Sul; e a fiscalização e combate ao
transporte clandestino.
O AeroCUT vinha tentando discutir desde o final de março com o
governo saídas para os problemas apontados, já que o aeroporto
funciona 24 horas e o trabalhadores passam por dificuldades de
locomoção.
Propostas
Foi apresentada pelo secretário de Transportes José Valter e pelos
diretores do DFTrans Jair Tedeschi e Lúcio Lima. O Aerocut foi
representado no encontro pelo diretor da CUT Brasília, Roberto
Miguel, e por diretores de vários sindicatos. Nessa reunião, após
várias discussões, o GDF apresentou as seguintes propostas:
1 - Criação da linha circular 124.8 para realizar o itinerário
Candangolândia-Estação do Metrô-
Parkshopping/Rodoviária Interestadual-Aeroporto, com quatro
miniônibus, a cada 20 minutos
nos horários de pico e a cada 30 minutos nos demais horários,
totalizando 42 viagens por dia,
de segunda a domingo.
2 - Aumento da frota da linha 30, que percorre a via W3 Sul e
Norte, passando de cinco para sete ônibus;
3 - Inclusão de três viagens na linha 102, entre 1 e 4 horas da
manhã (sincronizando com o corujão de Taguatinga e
Ceilândia);
4 - Implantação de abrigos de passageiros no Setor de Clubes Sul,
condicionada à conclusão de processo licitatório, que está em fase
final.
5 - Integração do sistema de transporte público, que possibilitará
mais opções e o uso de até três ônibus num intervalo de duas horas,
pagando uma tarifa apenas. Para usar o sistema de integração, o
trabalhador deverá ter o Cartão do Bilhete Único (vale-transporte
ou cartão cidadão).
Redação CNTT com CUT/DF
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