O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA/CUT) continua nesta terça-feira (3) a negociação da Campanha Salarial dos trabalhadores no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o GRU Airport. A primeira rodada aconteceu nos dias 27 e 28 de maio e terminou sem avanço. Dirigentes do SINA se reunirão com o gerente de recursos humanos, Clever Bretas. (foto: diretor do SINA, Marcelo Tavares- crédito: Mídia Consulte)
A data-base da categoria é 1º de maio e estão em Campanha 1.717 funcionários contratados pela Concessionária que administra o Aeroporto desde 2013, formada pelas empresas Invepar e ACSA (Concessionária do Aeroporto de Guarulhos S/A), em sociedade com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
A pauta foi protocolada à Concessionária, no dia 30 de abril, e as principais reivindicações são o aumento de 12% nos salários e que esse percentual seja repassado para todas as cláusulas econômicas, para que o aeroportuário (a) possa ter um ganho acima da inflação. “O Aeroporto de Guarulhos é o maior da América Latina, possui uma holding que ganha muito dinheiro, então, não há motivos de negociar um valor abaixo”, relata o diretor jurídico do SINA, Marcelo Tavares, interlocutor dos trabalhadores na mesa de negociação.
Condições de
trabalho
Outro ponto da pauta do SINA é a melhoria nas condições de
trabalho, destacando a escala de trabalho. “Hoje, os aeroportuários
em Guarulhos trabalham em média 200 horas semanais, e isso é muito
desgastante. O trabalhador no Aeroporto precisa estar descansado e
relaxado, porque a responsabilidade é muito grande porque eles
trabalham com a segurança das pessoas”, frisa
Tavares.
O diretor do SINA disse que o ideal seria a escala praticada pela Infraero, que é de 3X2 com uma jornada de 8 horas e intervalo de 1 hora de almoço, no caso noturno tem intervalo de 2 horas. “Atualmente, os aeroportuários no GRU Airport praticam a jornada 7h20 com intervalo dentro dessa jornada. Queremos dialogar para mudar esta escala", explica.

Marcelo Tavares,
diretor jurídico do SINA/CUT - foto: Mídia Consulte
Direito ao
estacionamento
Outras reivindicações são a inclusão dos pais e mães no plano de
saúde e o direito de usar o estacionamento dentro do Aeroporto. “A
concessionária diz que os funcionários já recebem o vale-transporte
ou usam o fretado e, portanto, não tem direito ao estacionamento
gratuito. Isso tem dificultado muito a vida dos
trabalhadores, porque eles trabalham no Natal, Ano Novo, Dia das
Mães e em todos os feriados que caem na sua escala. Se viessem com
o seu carro seria mais fácil e menos desgastante. A Concessionária
tem que agregar mais benefícios, acredito que podemos resolver esta
situação na negociação”, relata Tavares.
Ausência da
Infraero
Tavares criticou o papel da Infraero dentro da sociedade no
Aeroporto de Guarulhos. “A relação não está no ideal que nós do
SINA gostaríamos. A Infraero, que representa o governo, detém 49%
das ações e tem exercido uma postura muito tímida dentro da
concessão”.
O sindicalista ressalta que a Infraero tem sido questionada pelo
Tribunal de Contas da União (TCU) justamente por ter assumido esta
postura. "O governo não poder ser tímido dentro de uma
sociedade na qual detém 49% de participação, até porque se houver
prejuízo ela tem de arcar com este percentual. Esperamos que o
governo, por meio da Infraero, consiga fazer uma gestão melhor
dentro dessa sociedade”, concluiu.
TV SINA
Os aeroportuários têm um novo canal de notícias no
youtube: a TV SINA. Veiculado no site da entidade
(www.sina.org.br) o programa destaca temas do mundo do trabalho da
categoria que trabalha em 68 aeroportos no País. O Sindicato
representa cerca de 14 mil aeroportuários no País. No programa de
estreia, o presidente do Sindicato, Francisco Lemos, fala os
desafios da categoria aeroportuária. Os aeroportuários podem
interagir com o programa, enviando um e-mail para
imprensa@sina.org.br
Assista ao programa
Viviane Barbosa, da Redação da CNTT/CUT
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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