Guarulhos: SINA e GRU Airport continuam negociação da Campanha Salarial

A data-base é 1º de maio e estão em Campanha 1.717 trabalhadores contratados pela concessionária


Publicação: 03/06/2014
Imagem de Guarulhos: SINA e GRU Airport continuam negociação da Campanha Salarial

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA/CUT) continua nesta terça-feira (3) a negociação da Campanha Salarial dos trabalhadores no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o GRU Airport.  A primeira rodada aconteceu nos dias 27 e 28 de maio e terminou sem avanço. Dirigentes do SINA se reunirão com o gerente de recursos humanos, Clever Bretas. (foto: diretor do SINA, Marcelo Tavares- crédito: Mídia Consulte)

A data-base da categoria é 1º de maio e estão em Campanha 1.717 funcionários contratados  pela Concessionária que administra o Aeroporto desde 2013, formada pelas empresas Invepar e ACSA (Concessionária do Aeroporto de Guarulhos S/A), em sociedade com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A pauta foi protocolada à Concessionária, no dia 30 de abril, e as principais  reivindicações são o aumento de 12% nos salários e que esse percentual seja repassado para  todas as cláusulas econômicas, para que o aeroportuário (a) possa ter um ganho acima da inflação. “O Aeroporto de Guarulhos é o maior da América Latina, possui uma holding que ganha muito dinheiro, então, não há motivos de negociar um valor abaixo”, relata o diretor jurídico do SINA, Marcelo Tavares, interlocutor dos trabalhadores na mesa de negociação.

Condições de trabalho
Outro ponto da pauta do SINA é a melhoria nas condições de trabalho, destacando a escala de trabalho. “Hoje, os aeroportuários em Guarulhos trabalham em média 200 horas semanais, e isso é muito desgastante. O trabalhador no Aeroporto precisa estar descansado e relaxado, porque a responsabilidade é muito grande porque eles trabalham com a segurança das pessoas”, frisa Tavares.

O diretor do SINA disse que o ideal seria a escala praticada pela Infraero, que é de 3X2 com uma jornada de 8 horas e intervalo de 1 hora de almoço, no caso noturno tem intervalo de 2 horas. “Atualmente, os aeroportuários no GRU Airport praticam a jornada 7h20 com intervalo dentro dessa jornada. Queremos dialogar para mudar esta escala", explica.


Marcelo Tavares, diretor jurídico do SINA/CUT - foto: Mídia Consulte

Direito ao estacionamento
Outras reivindicações são a inclusão dos pais e mães no plano de saúde e o direito de usar o estacionamento dentro do Aeroporto. “A concessionária diz que os funcionários já recebem o vale-transporte ou usam o fretado e, portanto, não tem direito ao estacionamento gratuito. Isso tem dificultado  muito a vida dos trabalhadores, porque eles trabalham no Natal, Ano Novo, Dia das Mães e em todos os feriados que caem na sua escala. Se viessem com o seu carro seria mais fácil e menos desgastante. A Concessionária tem que agregar mais benefícios, acredito que podemos resolver esta situação na negociação”, relata Tavares.

Ausência da Infraero
Tavares criticou o papel da Infraero dentro da sociedade no Aeroporto de Guarulhos. “A relação não está no ideal que nós do SINA gostaríamos. A Infraero, que representa o governo, detém 49% das ações e tem exercido uma postura muito tímida dentro da concessão”.
O sindicalista ressalta que a Infraero tem sido questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) justamente por ter assumido esta postura. "O  governo não poder ser tímido dentro de uma sociedade na qual detém 49% de participação, até porque se houver prejuízo ela tem de arcar com este percentual. Esperamos que o governo, por meio da Infraero, consiga fazer uma gestão melhor dentro dessa sociedade”, concluiu.

TV SINA
Os aeroportuários têm um novo canal de notícias no youtube: a TV SINA. Veiculado no site da entidade (www.sina.org.br) o programa destaca temas do mundo do trabalho da categoria que trabalha em 68 aeroportos no País. O Sindicato representa cerca de 14 mil aeroportuários no País. No programa de estreia, o presidente do Sindicato, Francisco Lemos, fala os desafios da categoria aeroportuária. Os aeroportuários podem interagir com o programa, enviando um e-mail para imprensa@sina.org.br

Assista ao programa

Viviane Barbosa, da Redação da CNTT/CUT



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros