Aeronautas participam da VI Reunião de Sindicados e Associações do Grupo LATAM, no Peru

O encontro teve como objetivo estreitar as relações e discutir melhores condições para a categoria


Publicação: 02/06/2014
Imagem de Aeronautas participam da VI Reunião de Sindicados e Associações do Grupo LATAM, no Peru

O Sindicado Nacional dos Aeronautas (SNA), a Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC) e a Associação dos Tripulantes da TAM (ATT) participaram da VI Reunião de Sindicados e Associações do Grupo LATAM (empresa criada a partir da fusão das companhias TAM e LAN), em Lima, Peru. A atividade aconteceu entre os dias 19 e 22 de maio. (Foto: Sindicato)

O encontro teve como objetivo estreitar as relações, discutir a situação particular de cada entidade, estabelecer os critérios comuns de trabalho e negociações coletivas, proporcionando um  constante aprimoramento nas condições laborais e de qualidade de vida dos tripulantes das empresas que formam o grupo.

Durante a reunião, o Sindicato de Pilotos LAN (SPL) apresentou um estudo comparativo mostrando as diferenças entre as legislações regulatórias nos países onde o grupo tem suas filiais. Na apresentação, foram expostos os tempos máximos de jornada de trabalho, de voo e períodos de descanso de cada país. O objetivo do trabalho é propor uma “padronização” das normas de FTL- Flight Time Limitations (tempo de voo) e FDP- Flight Duty Periods (escalas) entre as empresas do Grupo.

Workshops e palestras

O primeiro dia do encontro foi dedicado a um Workshop entre a Federação Internacional dos Pilotos (sigla em inglês, IFALPA), Federação Sindical de Pilotos da América Latina (FESPLA), entidade e associações. Foram debatidos assuntos referentes às políticas regionais de céus abertos, livre matrícula de aeronaves, intercâmbio de licenças de pilotos e empresas aéreas transnacionais (LATAM, AVIANCA/TACA e COPA).

Na ocasião, a FESPLA solicitou que a  IFALPA tome as medidas necessárias junto a Organização Internacional da Aviação Civil (sigla em inglês, ICAO) para que sejam defendidas e preservadas as condições de trabalho e a Segurança de Voo.

Também foram apresentados trabalhos sobre Gerenciamento da Fadiga Humana e as formas de seu reconhecimento e gerenciamento adequado, bem como palestras sobre Safety & Security (Saúde e Segurança) no local de trabalho.

Após as apresentações, houve um debate sobre as políticas de utilização de jump seats (cockpit) e crew seats (assentos no voo para familiares diretos e tripulação) nas empresas do grupo LATAM com o intuito de permitir a utilização destes de maneira padronizada.

Redação CNTT com Sindicato Nacional dos Aeronautas 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros