Seminário debate potencial hidroviário do Brasil

Evento acontece até sexta-feira (9), em Brasília


Publicação: 08/05/2014
Imagem de Seminário debate potencial hidroviário do Brasil

O potencial hidroviário do Brasil foi tema de destaque do Seminário Internacional de Navegação Interior e Transporte Multimodal, que acontece até sexta-feira (9), em Brasília. Realizado pela Universidade de Brasília (UnB), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o evento tem como objetivo estabelecer foro internacional para debate da navegação interior, a partir da atuação do Estado no setor e da prática recente.

Ao participar da abertura do evento, na quarta (7), o diretor da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, recém-nomeado, enfatizou o baixo impacto ambiental dessa modalidade. “Investir em hidrovias é investir no meio ambiente e no desenvolvimento econômico regional”, disse Tokarski.

O Brasil tem hoje a extensão de 20.956 quilômetros de hidrovias navegáveis. Mais de 80% dessas vias se encontra na Região Norte, onde se concentra boa parte da produção de grãos e as jazidas de minérios.

Para o gerente de desenvolvimento e regulação da Antaq, José Roberto Fialho, pela localização as hidrovias do norte do País podem ser uma alternativa também para o transporte de granéis sólidos da região Centro Oeste, deslocando o escoamento do Sudeste e diminuindo o número de caminhões nas rodovias.

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Carlos Fernando do Nascimento, destacou a importância da integração dos modais bem como da troca de informações entre as agencias reguladoras e o planejamento de longo prazo. “A multimodalidade é uma forma inteligente de usar a infraestrutura logística”, disse.

Participaram do evento o embaixador da Bélgica, Josef Smets, Sonia Baó, vice-reitora da UNB, o diretor da Faculdade de Tecnologia da UNB, o professor Nicolas Rigo da Université Libre de Bruxelas (Bélgica), o professor Radu Sarghiuta da Universidade Técnica de Engenharia Civil de Bucareste.

Apoio

O Seminário conta com a participação da Universidade de Bruxelas (Bélgica) e a Universidade Técnica de Engenharia Civil de Bucareste.

Redação CNTT com Assessora de Comunicação da FNP



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros