Começa 1ª Conferência Nacional de Saúde do trabalhador da CUT

O evento termina na sexta, 25, e acontece no Centro Cultural Adamastor, em Guarulhos


Publicação: 22/04/2014
Imagem de Começa 1ª Conferência Nacional de Saúde do trabalhador da CUT

Entre os dias 23 e 25 de abril acontece no Centro Cultural Adamastor, no município de Guarulhos/SP, a 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT. Segundo Junéia Martins Batista, secretária da CUT Nacional responsável pela área, o objetivo central do evento é a consolidação da política de Saúde do Trabalhador da CUT.

Junéia explica que “Saúde do Trabalhador é um conceito que, na Constituição Brasileira, faz parte da Saúde Pública e foi forjado no âmbito do Movimento Sanitarista que no final dos anos 1970 e durante a década de 1980 construiu as bases e lutou pela implantação do Sistema Único de Saúde – SUS. Ela se contrapõe à visão conservadora e tecnicista dos demais conceitos tais como, higiene ocupacional, saúde e segurança no trabalho, medicina do trabalho, entre outros. Enquanto esses últimos analisam as ocorrências de acidentes e doenças do trabalho de forma estanque, individualizada e tendem a culpar o trabalhador, na Saúde do Trabalhador o foco é no coletivo, pois o problema está nos ambientes e na organização do trabalho e, principalmente, o saber dos trabalhadores”.

A Conferência contará com a participação de quatro palestrantes: Dr. Giovanni Alves, sociólogo e professor da UNESP/Marília que abordará o tema “Processo produtivo capitalista e Saúde do Trabalhador: características e problemas dos novos modelos de exploração do trabalho”; Dr. Guilherme Costa Delgado, economista e consultor da Comissão Brasileira Justiça e Paz, cujo tema será “Agrotóxicos, meio ambiente e modelo de desenvolvimento agrário”; Dr. Heleno Rodrigues Correa Filho, médico epidemiologista da UNICAMP, falará sobre “Os novos/velhos padrões de adoecimento no trabalho”; e a Dra. Maria Maeno, médica e pesquisadora da Fundacentro, abordando os “Limites e possibilidades dos modelos de intervenção”.

Participarão 150 delegados de todos os estados e ramos filiados à CUT, os quais debaterão nos três dias da Conferência propostas para contribuir com a implementação da política da Secretaria Nacional de Saúde do Trabalhador.

“Os resultados da nossa 1ª Conferência alavancarão as ações dos nossos sindicatos ajudando a conscientizar os trabalhadores de que os problemas de adoecimento e acidentes de trabalho se originam nos conflitos entre o capital e o trabalho, e somente serão superados com a participação dos próprios trabalhadores”, afirma Eduardo Lírio Guterra, secretário nacional adjunto de Saúde do Trabalhador da CUT.
 
I CONFERÊNCIA NACIONAL DE SÁUDE DO TRABALHADOR DA CUT
CONSOLIDAR A POLÍTICA DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA
Dias 23, 24, e 25 de abril de 2014 – Centro Cultural Adamastor -Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo Guarulhos/SP

Redação CNTT com CUT Nacional 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros