Transportes contribuem para crescimento nominal do setor de serviços

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


Publicação: 16/04/2014
Imagem de Transportes contribuem para crescimento nominal do setor de serviços

O setor de serviços registrou crescimento nominal em fevereiro de 10,3%, na comparação com fevereiro do ano anterior. A expansão é a maior variação percentual desde abril de 2013, quando a taxa expandiu 11,6%. O resultado chega a ser 1,1 ponto percentual superior à alta revisada de 9,2% de janeiro deste ano e também maior que os 8,3% de dezembro do ano passado.

Com o resultado de fevereiro, a receita do setor de serviços acumula alta de 9,8%, nos últimos 12 meses (a taxa anualizada). Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (16).

Segundo o IBGE, os serviços prestados às famílias cresceram 13,2%, os serviços de informação e comunicação, 7,5%, os serviços profissionais, administrativos e complementares, 9,3%, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, 14,7%, e outros serviços, 6,5%.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram).

As informações do IBGE indicam que o crescimento de 14,7% nos transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (com peso de 30,7% na estrutura do indicador) contribuiu de forma mais acentuada para o crescimento do setor de serviços em fevereiro, principalmente o transporte terrestre (17,6%).

O crescimento nominal de 14,7% no segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, é superior às taxas de janeiro (9,7%) e de dezembro (11,4%).

Neste segmento, as maiores taxas foram registradas no transporte aquaviário (22,7%) e no transporte aéreo (20,6%), sendo que o transporte terrestre cresceu 11,8%. Os serviços de armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio variaram 17,1%. Esse segmento contribui, em termos relativos, com 42,7% e com 4,4 p.p, em termos absolutos para a composição do índice geral.

Fonte: Agência Brasil 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros