Os trabalhadores da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) aderiram totalmente ao primeiro dia de greve da categoria, que teve início nesta terça-feira, 15, às 7 horas. O movimento segue até quarta, 16, e na quinta-feira, 17, vai ter início uma operação padrão.
A categoria está consciente da necessidade de defender a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), conforme previsto em Acordo Coletivo com data para ter acontecido em 1º de janeiro deste ano.
Mobilização
Num movimento ordeiro e pacífico, os portuários fecharam os portões de acesso da empresa na Ilha do Príncipe, nos prédios da Avenida Getúlio Vargas, em Vitória e na entrada de Capuaba, em Vila Velha.
Os aposentados, sempre marcando presença, se concentraram no prédio 5. Eles também defendem o PCCS, pois já viveram a experiência do que representa o estímulo ao profissional. Quando trabalhavam, tinham a oportunidade de construir carreira e sabem a diferença que isso fez no contracheque.
Com faixas nos portões, os companheiros (as) estão mostrando à sociedade a importância da valorização do trabalhador. “Estamos cansados de ver cargos sendo ocupados por indicações políticas, sem critério técnico e respeito aos trabalhadores de carreira. É um porto público, que está concentrando profissionais desmotivados, muitos com salários defasados e sem expectativa de crescimento na carreira portuária”, disse o presidente do Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), Ernani Pereira Pinto.
Plano de Cargos, Carreiras e Salários
Os trabalhadores querem conhecer o plano na íntegra para analisar o PCCS. A Codesa não cumpriu o prazo determinado no Acordo e a categoria não participou de um debate amplo como um plano complexo como o PCCS merece.
Os companheiros não podem continuar desmotivados e abandonando a empresa, como é o caso de muitos que chegaram através do último concurso público, perceberam a falta de incentivo para continuar na empresa e já foram embora.
Redação CNTT com Suport-ES
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL