Os cerca 400 portuários da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) vão realizar uma greve de 48 horas, nos dias 15 e 16 de abril, a partir das 7h. No dia 17, as atividades voltam ao normal.
A paralisação abrange cerca de 4 mil trabalhadores, entre portuários avulsos, prestadores de serviço, despachantes, de agências de navegação, de empreiteiras e de empresas terceirizadas que atuam dentro da área do porto.
A decisão foi tomada pela categoria em assembleia realizada na última segunda-feira, dia 7, com o sindicato que representa os trabalhadores, o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES).
Reivindicações
A categoria exige o cumprimento do que foi firmado no Acordo Coletivo de Trabalho sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos codesianos, que determinava prazo até 1º de janeiro deste ano para ter sido colocado em prática.
“A Codesa, além de não ter cumprido o prazo, sequer apresentou uma proposta de plano aos trabalhadores para que pudesse ser analisada. O Suport-ES esteve várias vezes em Brasília cobrando do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) e da Secretaria de Portos (SEP) uma resposta, mas tudo não passou de promessa”, afirmou Ernani Pereira Pinto, presidente do Suport-ES.
Os trabalhadores aguardam o estabelecimento das normas para que haja o realinhamento de funções, definição de cargos, honorários, reconhecimento de cursos de graduação, entre outros quesitos.
Redação com Assessoria de Comunicação do Suport-ES
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL