Bom desempenho da economia alavanca os ganhos reais nos salários

O Produto Interno Bruto (PIB) registrou no último trimestre crescimento de 5,8%


Publicação: 24/09/2008
Imagem de Bom desempenho da economia alavanca os ganhos reais nos salários

O  Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas produzidas por uma nação, registrou no último trimestre crescimento de 5,8%; e a expectativa é que o índice de 2008 feche na casa dos 5%. Este indicador reforça que a economia brasileira está indo muito bem.

Esta análise foi feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e foi divulgada na edição de setembro do Jornal Conexão da Fentac-CUT.

Segundo o estudo, o Brasil obteve quatro trimestres de taxas de crescimento igualmente expressivas.  “A demanda interna do país (consumo e investimentos) é responsável por esse dinamismo. Ela obteve um crescimento de 8,4% no primeiro trimestre, como reflexo do aumento da renda e ampliação do crédito. A capacidade produtiva da Indústria no país também cresceu, na ordem de 7,3%, fruto do amadurecimento dos investimentos das empresas desde 2004”, frisa o documento.

 

Setor aéreo mantém expansão

 

O Dieese ressalta que o crescimento do PIB e a geração permanente dos empregos com carteira assinada contribuíram para o aumento dos ganhos reais nos salários, conquistados nas negociações salariais em especial do setor privado.

Ainda segundo o estudo, no setor aéreo as empresas vêm apresentando excelente desempenho – termômetro importante para que as categorias do setor em aéreo pautem na sua campanha salarial, data-base em 1º de dezembro, que a pressão e a organização serão fundamentais para conquistar aumentos reais melhores.

No primeiro semestre deste ano, o setor registrou um crescimento de 18,3% no total de passageiros transportados nas linhas domésticas e internacionais. São 5,4 bilhões de passageiros/km a mais nesse período.

A TAM cresceu 22,3% e ampliou sua participação de 53,9% para 55,7% no mercado. A Gol cresceu 5,1%, e reduziu sua participação de 33,3% para 29,6%. A Varig obteve 86,4% de crescimento e ampliou sua fatia no mercado de 6,1% para 9,7%. A Oceanair detém 2,6% do mercado e as demais, juntas, somam 2,5%.

O crescimento do transporte de passageiros nas linhas internacionais atingiu 40,1%, um resultado expressivo em 2008. A TAM (70,6%), Varig (18,3%) e Gol (9,7%) respondem por 98,6% desse mercado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT com informações do Jornal Conexão – Fentac-CUT (setembro 2008)



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros