A CUT Nacional promoverá nos dias 3 e 4 de abril o Encontro Nacional do Macrossetor Comércio, Serviços e Logística da CUT, que será no auditório da sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (CONTRACS), na Avenida Celso Garcia, 3177, Tatuapé. O evento termina na sexta-feira, dia 4. (Foto: Roberto Parizotti)
De acordo com definição em reunião do Macrossetor Comércio, Serviços e Logística, além dos membros da Executiva Nacional da CUT, participam dez dirigentes de cada Ramo da CUT que compõe o Macrossetor Comércio, Serviços e Logística. Devem ser observados critérios de gênero e raça na composição das delegações.
Informamos que a CUT Nacional arcará com as despesas de hospedagem e alimentação dos/as participantes. O deslocamento ficará sob responsabilidade de cada entidade. Mais informações pelo email cut@cut.org.br.
1º Encontro
No ano passado, o presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Guterra, participou da abertura do 1º Encontro, que aconteceu em março. O intuito foi fortalecer as ações e ampliar avanços das categorias que integram o macrossetor.
Guterra que é secretario adjunto da Executiva Nacional da CUT e vice-presidente da CNTT representou o setor que passa por um amplo processo de mudança, com projetos do governo federal que objetivam transformar a estrutura de transporte brasileira e atrair investimentos da iniciativa privada.
Na ocasião, o presidente da FNP destacou a necessidade de que os trabalhadores se mobilizem por meios das entidades sindicais para que os projetos que visam desenvolver o país, atrair investimento e melhorar logística garantam também condições de trabalho decentes. Atualmente, os trabalhadores portuários reivindicam mudanças na Medida Provisória dos Portos (MP 595/12) para que sejam garantidos os direitos dos trabalhadores.
Desafios
Para Guterra, ao conceder porto, aeroporto, rodovias e ferrovias o governo federal deve atuar como gestão e não apenas como regulador. O presidente da FNP ressaltou a importância do encontro para integração do setor. “Temos desafios comuns a vencer entre eles a terceirização, a informalidade, a precarização das condições de trabalho que reflete em acidentes, problemas de saúde, assédio moral e tanto outros que nos afastam da qualidade do trabalho que realmente queremos e nos deixam longe do trabalho decente”, disse Guterra.
Participam do encontro dirigentes da CUT Nacional, especialistas, representantes da academia e do governo, além de lideranças dos setores do comércio e serviços, transporte, financeiro, comunicação e informação e das áreas da saúde, educação privada e serviços sociais, que compõem o setor terciário.
O resultado das discussões vai ser levado para o planejamento das regionais da CUT e a partir daí será definida uma coordenação para pensar políticas para o macrossetor.
Após o encontro do último segmento, o dos rurais, a Central entregará um documento com as resoluções ao governo federal para encampar essa luta e transformar em ações do Estado.
Desenvolvimento dos setores
O setor de serviços, que inclui as três frentes do macrossetor, cresceu 1,7% o dobro do PIB brasileiro que cresceu 0,9%, sendo a participação desse setor no PIB de 68,5%. Dentro do setor de transportes, o modal portuário, que passa pelo processo de reorganização, tem batido recordes de movimentação. Entre 1998 e 2012 a movimentação geral de cargas dobrou.
PROGRAMAÇÃO
3 DE ABRIL
09h – Abertura
Política
10h – Conjuntura Política e Econômica
12h30 às 14h – Almoço
14h – Macrossetor: Os elos que nos unem
16h – Intervalo
16h20 – Os desafios das negociações coletivas
18h – Encerramento do dia
4 DE ABRIL
09h – Novas formas de
organização do trabalho e Emprego Decente: impactos das novas
tecnologias, terceirização, novos modelos de gestão e contratos de
trabalho.
11h30 – Saúde e Condições de Trabalho
13h – Almoço
14h30– A Prestação de Serviços e o Direito à cidadania
16h – Intervalo
16h15 – Agenda da Classe Trabalhadora e a Disputa de Hegemonia
17h30 – Encaminhamentos e Encerramento
Redação com CUT Nacional
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL