“Vamos cobrar pesado do governo a agenda dos trabalhadores em transportes”, afirma Guterra

A declaração é do vice-presidente da CNTT e Secretário Adjunto de Saúde da CUT, no Seminário de Logística da CUT.


Publicação: 30/03/2014
Imagem de “Vamos cobrar pesado do governo a agenda dos trabalhadores em transportes”, afirma Guterra

O Seminário de Logística da CUT, realizado em parceria com a CNTT nos dias 27 e 28 de março, no centro de formação do Sindicato dos Servidores Municipais de SP,  alcançou seus objetivos. Além de organizar o ramo, representado pelos modais aéreo, ferroviário, metroviário, rodoviário, portuário/marítimo viário e de cargas, definiu propostas que destacam que os investimentos do governo federal nos setores priorizem a melhoria das condições de trabalho por meio de uma infraestrutura que humanize e proteja o trabalho. O evento reuniu 100 sindicalistas e caminhoneiros, que representam mais de dois milhões de trabalhadores em transportes no País.
Eduardo Guterra, vice-presidente da CNTT, presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP) e Secretário Adjunto de Saúde da CUT Nacional, ficou satisfeito com os debates e a participação dos dirigentes. “O Seminário impõe uma agenda para a CUT, para que nós olhemos o transporte de forma mais eficiente, para fazer um diálogo com o governo sobre os problemas sérios e graves levantados aqui”, relata ao Portal da CNTT. (Guterra no destaque da foto - crédito: Dino Santos)
O sindicalista disse que todos os modais são fundamentais para a economia brasileira, em razão de serem estratégicos, porém, têm as precárias condições de trabalho, que têm ocasionado mortes e acidentes nos setores. “Isso é reflexo da falta de políticas sociais de amparo aos trabalhadores. Esta agenda nós vamos cobrar pesado do governo”, explicou.
O presidente da CNTT/CUT, Paulo João Estausia, Paulinho, também concorda com Guterra. “Saio deste Seminário com o sentimento de vitória e avanço. Foi muito produtivo. Agora é continuar trilhando neste caminho para solucionar muitos dos problemas dos setores de  transportes”, concluiu.


Guterra, o representante do Ministério do Planejamento, André Arantes Luciano, e Paulinho, presidente da CNTT/CUT- crédito: Dorival Elze

 


Dirigentes aprovam pauta de reivindicações - Crédito: Dorival Elze

CNTT entrega pauta ao governo
No término do Seminário de Logística da CUT, ocorrido na sexta-feira, dia 28, os dirigentes aprovaram um documento final (Clique aqui e baixe o documento), no qual traça um panorama dos investimentos e ações do governo federal nos setores de transporte e destaca um conjunto de reivindicações dos trabalhadores.
Paulinho entregou o documento ao assessor da Diretoria de Temas de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, André Arantes Luciano. “Esta pauta simboliza que os trabalhadores estão junto com o governo, direcionando seus olhares pelo mesmo propósito: por um Brasil competitivo, inclusivo e que possa colocar em outro patamar o nível de renda, cidadania e inclusão social, do qual o transporte é um elemento fundamental em qualquer política pública”, disse o representante ao Portal da CNTT.
Em sua palestra no Seminário, André falou os desafios da infraestrutura brasileira. “Ela precisa responder o mais rápido possível a expansão que o País necessita, para ter a iniciação competitiva, seja para a população local, distribuindo seus bens e serviços, bem como para ter acesso à mobilidade com dignidade, ao mesmo tempo que possa integrar toda a sociedade brasileira”, finalizou.

Moção

    Dirigentes aprovaram uma moção de repúdio contra o Projeto de Lei 499, de 2013, que define como crimes de terrorismo as lutas do movimentos sociais e sindical. Apelidada, como Lei Anti-Terror, a proposta representa um atentado à liberdade de expressão e à democracia.  O PL tramita em regime de urgência no Senado.


Fotos do evento
A cobertura fotográfica realizada pelos fotógrafos profissionais Dino Santos e Dorival Elze estão disponíveis no nosso flickr: galeria CNTT

Leia também sobre o Seminário de Logística da CUT

Modais compartilham experiências e lutam por trabalho decente

“Cansaço mata. É fundamental que vocês negociem a jornada no contrato de trabalho”

“A greve é nosso direito legítimo, mas sempre priorizamos a negociação”, destaca Paulinho

“Apoio a luta de todos vocês, podem contar com comigo”, diz Sula Miranda

Câmara dos Deputados votará nova Lei que regulamenta profissão do Motorista


Viviane Barbosa, editora do Portal CNTT



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros