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Prefeitura de São Paulo apresentou nta sexta-feira, 21, uma série
de novidades para melhorar a gestão do trânsito, transportes e da
mobilidade urbana da capital. O Laboratório de Tecnologia e
Protocolos para Mobilidade Urbana foi lançado para incentivar a
criação de aplicativos e softwares para otimizar o setor. Em
parceria com a USP, a Secretaria Municipal de Transportes abrirá os
dados das empresas da pasta – SPTrans e Companhia de Engenharia de
Tráfego (CET). A quebra de protocolo consiste no trabalho com
sistemas abertos, dotados de conectividade. Além disso, o prefeito
Fernando Haddad anunciou que o Bilhete Único Semanal entra em
funcionamento no próximo dia 15 de abril e que a Ernst & Young
apresentará na próxima semana o plano e o cronograma de trabalho da
auditoria que será realizada nas planilhas de custos do transporte
público municipal. (Foto: Fábio
Arantes/Secom)
Inovação, transparência e participação
A proposta do laboratório, inédita no gerenciamento do setor no
poder público, reúne todos os elementos de uma experiência concreta
de governo aberto: inovação, transparência e participação da
sociedade civil. A combinação de novas tecnologias com a abertura
dos dados da SPTrans e da CET permitirá aos participantes do
laboratório a criação de aplicativos para smartphones e tablets e o
desenvolvimento de softwares e dispositivos para semáforos,
radares, GPS´s e para todos os demais aparelhos usados com o
propósito de contribuir para as boas práticas de solução e
modernização dos sistemas existentes. "São Paulo está dando um
passo importante ao quebrar os protocolos para permitir a produção
industrial de equipamentos para a modernização da cidade. Nós
estamos rompendo uma tradição de código fechado, de software
proprietário, e migrando para uma situação em que novos produtores
vão entrar no circuito e produzir aquilo que a gente necessita a um
custo muito menor e com uma possibilidade de integração muito
maior", disse o prefeito Fernando Haddad, durante a inauguração do
laboratório, no Centro.
Semáforos
O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, exemplificou
com os controladores semafóricos que existiam na cidade. "Nós temos
duas grandes empresas multinacionais que dominam este mercado em
São Paulo. Com a quebra de protocolo, não impedimos que elas
participem, mas elas são obrigadas a abrir o acesso. Isso tem
gerado uma corrida tecnológica e vai impactar no preço e na
qualidade (dos produtos), uma vez que vai gerar maior
concorrência", afirmou o secretário. De acordo com o prefeito, os
impactos nos custos podem chegar a 80% no caso dos
controladores.
Durante a cerimônia, Haddad destacou as ações de mobilidade urbana
que a Prefeitura tem implementado desde o ano passado. "Desde a
bicicleta integrada ao Bilhete Único até o transporte sobre
trilhos, passando por semáforos, (obras de) drenagem e Plano
Diretor, tudo isso é mobilidade. E vocês (o Laboratório de
Mobilidade) estão inseridos neste contexto para colocar a
tecnologia e os protocolos abertos a serviço do poder público, para
que melhoremos ainda mais a nossa capacidade de otimizar as
condições de vida (da população) e inverter essa trajetória que tem
penalizado o povo de São Paulo, sobretudo o povo trabalhador",
disse o prefeito.
Grupos de pesquisa
No laboratório serão formados grupos de pesquisa, cada qual com um
foco diferente em mobilidade no transporte e no trânsito. Poderão
se candidatar às bolsas de pesquisa desde estudantes do ensino
médio até especialistas em Tecnologia da Informação (TI). Os
bolsistas receberão um apoio financeiro da Fundação USP (FUSP), que
pode variar de R$ 351,90 e R$ 5.908,80, de acordo com o currículo
que têm, experiência na área e horas de dedicação semanais ao
projeto.
Bilhete Único Semanal
Durante o evento, o prefeito Fernando Haddad anunciou que o Bilhete
Único Semanal deverá entrar em operação a partir do dia 5 de abril.
O novo cartão custará aos usuários cadastrados R$ 38 nas versões só
ônibus ou só trilhos e R$ 60 para a integração das duas
modalidades. Aqueles que já têm o Bilhete Único Mensal não precisam
realizar um novo cadastro. No ato do carregamento, basta optar pela
possibilidade do Bilhete Semanal, que terá validade de 7 dias a
partir do primeiro uso.
Haverá ainda uma versão para usuário eventuais, que poderão
adquirir o cartão com validade de 7 dias nos postos de vendas da
SPTrans. Neste caso, o cartão válido para só ônibus ou só trilhos
custará R$ 48 e o de integração, R$ 75.
Inscrições para bolsas de pesquisa
Os pesquisadores interessados em trabalhar junto ao Laboratório
deverão enviar currículo para o e-mail
mobitec@prefeitura.sp.gov.br. Nesta primeira etapa, serão
selecionados de 10 a 40 participantes. Os trabalhos terão início na
primeira semana de abril, quando representantes da SMT irão se
reunir com os bolsistas.
Os auxílios serão pagos pela Fusp conforme escolaridade e
experiência comprovadas:
Nível 1: alunos de graduação; dedicação de 15 horas semanais: R$
351,90
Nível 2: alunos do último ano ou do nível médio técnico; dedicação
de 16 a 40 horas semanais: R$ 703,20
Nível 3: nível superior, sem vínculo empregatício; dedicação de 16
a 40 horas semanais: R$ 984,30
Nível 4: graduado, especialista em TI, com dois anos de experiência
após a graduação, ou título de mestrado na área de TI: R$
2.488,20
Nível 4A: graduado, especialista em TI com pelo menos quatro anos
de experiência após a graduação: R$ 4.076,70
Nível 5: graduado, especialista em TI com pelo menos cinco anos de
experiência após a graduação, ou título de doutorado: R$
5.908,80
Confira a
apresentação do
Laboratório de Tecnologia e Protocolos Abertos para Mobilidade
Urbana.
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