Portuários e Secretaria dos Portos debatem regulamentação da Guarda Portuária

O regulamento estabelecerá diretrizes para organização da categoria pelas administrações portuárias em todo o país.


Publicação: 20/03/2014
Imagem de Portuários e Secretaria dos Portos debatem regulamentação da Guarda Portuária

Representantes da Federação Nacional dos Portuários (FNP) e de sindicatos filiados se reuniram, na quarta-feira, 19, em Brasília, com o secretário-executivo da Secretaria de Portos (SEP), Eduardo Xavier, e equipe técnica para debater regulamentação da Guarda Portuária. (Foto: FNP)
O regulamento que será publicado pela SEP vai estabelecer diretrizes para organização da Guarda Portuária pelas administrações portuárias em todo o país, conforme determina a Lei dos Portos (12.815/2013).

Proposta
Na proposta entregue à SEP, os trabalhadores defenderam a conceituação da Guarda Portuária como atividade típica de Estado, a estruturação, o preenchimento dos cargos de chefia pelos profissionais do quadro, a uniformização dos procedimentos em todo o país, a extensão da atuação aos terminais privados e a realização de concurso público para composição da Guarda.
O secretário – executivo da SEP informou que a normatização da Guarda Portuária conterá diretrizes para fomentar o planejamento da segurança portuária, conforme a avaliação de risco, e capacitação profissional. Segundo Xavier, a SEP avalia a criação de uma unidade de segurança portuária, subordinada a administração portuária. Também foi apresentada aos trabalhadores a estruturação das carreiras dentro da unidade com a exigência de critérios mínimos para o preenchimento dos cargos de gestão e chefia.

Padrozinação
Na ocasião, os sindicalistas reafirmaram que são contra qualquer terceirização nas atividades inerentes a Guarda Portuária, além disso, criticaram as condições de trabalho impostas a esses profissionais em todo o país como o descaso da administração do porto e demora na renovação do porte de arma, falta de uniformes e estrutura.
A categoria reivindicou que portaria de regulamentação determine que o regimento interno, a ser elaborado pelas administrações portuárias, indique o efetivo de guardas portuários necessário em cada porto. “Queremos estabelecer um padrão para o desenvolvimento da atividade em todo o país”, disse o presidente da FNP, Eduardo Guterra.

Redação CNTT com Federação Nacional dos Portuários



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros