Salvador: Portuários no Tecon entram em greve

A categoria reivindica 12% de reajuste salarial, além de outros benefícios.


Publicação: 21/02/2014
Imagem de Salvador: Portuários no Tecon entram em greve

Vendo frustradas as tentativas de negociação com a empresa, os/as portuários (as) vinculados (as) ao Tecon Salvador entraram em greve, por tempo indeterminado, na quarta-feira, 19. A categoria reivindica 12% de reajuste salarial; auxílio-creche extensivo para os homens; criação de uma escala de serviço; ticket refeição no valor de R$18,00 por dia efetivamente trabalhado, dentre outras.
No último dia 10, por solicitação dos (as) trabalhadores (as), o Ministério Público do Trabalho (MTP), marcou reunião de intermediação entre o patronal e o laboral. Infelizmente a empresa não compareceu, demonstrando assim todo e seu desinteresse pela data-base da categoria.
Reunidos em Assembleia no dia 13, os/as trabalhadores (as) resolveram decretar greve, não significando que estão fechados para a continuação das tratativas negociais.

Greve em Santa Catarina
Mais de 600 portuários avulsos – associados aos sindicatos dos Conferentes, Arrumadores e Estivadores – no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, paralisam as atividades desde quarta-feira, 19. Os trabalhadores pedem o cancelamento de edital publicado, no dia 4 de fevereiro, pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) para a contratação de 115 trabalhadores.
O edital não especifica número de vagas por categoria. Segundo os sindicatos, já havia sido negociado um mês antes que seriam 50 trabalhadores para estiva, 50 para arrumador e 15 candidatos para conferentes.
A determinação fere a Lei dos Portos (12.815/2013). A preocupação das entidades sindicais é que esses novos trabalhadores não fiquem ligados a nenhum sindicato especificamente, o que enfraqueceria a mobilização por direitos trabalhistas e contraria o conceito de categoria diferenciada estabelecido pela Lei dos Portos.

Com informações Sindicato Unificado nos Serviços Portuários do Estado da Bahia e
Diário Catarinense - última atualização às 18h24



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros