O governo
federal iniciou este mês Campanha educativa para conscientizar os
caminhoneiros sobre a importância do agendamento de cargas
direcionadas ao porto de Santos para reduzir os riscos de
congestionamento. A ação consiste na distribuição de cartazes,
banners e folhetos nos pontos de descanso dos caminhoneiros, além
de vídeo na internet e spots em emissoras de rádio dos estados de
Mato Grosso e São Paulo, na principal rota do escoamento de
soja.
A Campanha, que será veiculada até março, é desenvolvida pela
Secretaria de Portos (SEP), ministérios dos Transportes e da
Agricultura, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e
todos os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no
processo logístico de escoamento da safra agrícola 2013/2014.
O agendamento da chegada de caminhões ao complexo portuário de
Santos foi aperfeiçoado e é a principal medida para reduzir os
riscos de congestionamento. Através desse sistema, todos os
caminhões transportando granéis de origem vegetal pré-agendados
serão direcionados, obrigatoriamente, para pátios de triagem
localizados no planalto ou na Baixada Santista.
Agendamento prévio
O agendamento obrigatório para acesso de caminhões ao porto da
Codesp está em vigor desde 1º de janeiro deste ano. Pela resolução
da Codesp, todos os caminhões transportando grãos devem passar por
um pátio regulador credenciado junto à Autoridade Portuária antes
de se direcionarem aos terminais do porto. Caminhões transportando
outras cargas deverão ser agendados para acesso aos respectivos
terminais, porém, sem a obrigatoriedade de passagem por pátio
regulador.
A fiscalização do agendamento é feita pela Polícia Rodoviária
Federal, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a
Agência Nacional de Transportes (ANTT). Haverá ações intensivas de
fiscalização ao longo das principais rotas de escoamento de grãos
com esclarecimento sobre a necessidade de cumprir as regras do
agendamento e penalidades cabíveis.
Por meio da Resolução nº3.274, publicada no último dia 7, no Diário
Oficial da União, a Antaq definiu as penalidades e os valores das
multas em caso de descumprimento das regras da Codesp. A multa para
o terminal será de R$ 1 mil a R$ 2 mil por veículo em situação
irregular e de R$ 10 mil a R$ 20 mil por veículo que interromper o
trânsito portuário.
Grupo interministerial
Desde o ano passado um grupo de trabalho formado pelos ministérios
dos Transportes e Agricultura e Secretaria Especial de Portos está
estudando medidas de curto, médio e longo prazo para melhorar
significativamente a logística do escoamento da produção visando
atenuar os congestionamentos de veículos que poderão ocorrer
durante a movimentação da safra 2013/2014.
Também estão mobilizados, no esforço conjunto a Casa Civil da
Presidência da República, a Agência Nacional de Transportes
Aquaviários (Antaq), a Agência Nacional de Transportes (ANTT), a
Empresa de Planejamento e Logística (EPL), a Companhia Docas do
Estado de São Paulo (Codesp), o Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT) e as polícias rodoviárias
federal e estadual.
Confira o vídeo da Campanha:
Com informações do
Minsitério dos Transportes
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
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