Dos R$ 143
bilhões que o Governo Federal destinou para a mobilidade urbana, em
parceria como estados e municípios, R$ 33 bilhões serão destinados
para a construção de metrôs em nove cidades brasileiras. De acordo
com a presidenta Dilma Rousseff, o transporte sobre os trilhos é a
prioridade do projeto de mobilidade urbana do
Executivo.
(Foto: Dilma em
inauguração do Metrô de Fortaleza em 2013 - crédito: Ricardo
Stucker/PR)
No programa semanal Café
com a Presidenta, Dilma informou que o investimento contempla mais
de 3,5 mil quilômetros em obras de transporte coletivo, que incluem
metrôs, trens urbanos, monotrilhos, veículos leves sobre trilhos
(VLTs), além dos corredores de ônibus. “Começamos com R$ 93 bilhões
e fomos aumentando os recursos em mais de R$ 50 bilhões, a partir
do Pacto da Mobilidade Urbana que eu anunciei em junho do ano
passado”, disse.
Transporte sobre trilhos
Segundo a presidenta, o governo está priorizando o transporte sobre
trilhos porque é um transporte de alta capacidade. “E, ao mesmo
tempo, garante o deslocamento dos passageiros de forma muito mais
rápida e segura. Não há interrupção pelo trânsito, por exemplo. É
um transporte direto. Quanto maior a cidade ou quanto maior a
região metropolitana, mais o transporte sobre trilho é importante”,
afirmou.
Dilma destacou que foram construídos ou estão em implantação em seu
governo metrôs em nove cidades brasileiras: São Paulo, Rio de
Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Porto
Alegre e Belo Horizonte. “Só para fazer o metrô, o governo federal
está colocando R$ 33 bilhões em investimentos. Outros R$ 15,5
bilhões são a contrapartida dos estados e municípios. E, além
desses recursos, as empresas privadas também participam dos
investimentos”, detalhou.
Integração
A presidenta também lembrou que o governo está investindo em VLTs,
monotrilhos, trens urbanos e aeromóveis (trens suspensos). “São R$
14 bilhões para essas obras e, muitas delas, serão integradas aos
metrôs. Isso porque integração é a palavra-chave do modelo de
transporte coletivo que queremos para as nossas cidades”,
destacou.
Prazo
O prazo de financiamento das obras de transporte coletivo é 30
anos, com juros de 5,5% ao ano. Estados e municípios têm quatro
anos de carência, ou seja, só começam a pagar quatro anos
depois.
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