O
ex-ministro Franklin Martins, que atuará na área de comunicação da
campanha da presidenta Dilma Rousseff à reeleição, concedeu uma
importante entrevista ao programa Contraponto, do Sindicato dos
Bancários de São Paulo, numa mesa redonda com o blogueiro Eduardo
Guimarães, colunista do Brasil 247, e Maria Inês Nassif.
Nela, Franklin defendeu seu projeto de regulação do setor de
radiodifusão, que, recentemente, voltou a ser apoiado pelo ministro
das Comunicações, Paulo Bernardo. "O Brasil tem uma das mídias mais
concentradas do mundo", disse o ex-ministro. Segundo ele, o
objetivo da democratização é permitir que "mais correntes da
sociedade se expressem".
Meios eletrônicos
Na entrevista, Franklin destacou que seu projeto é voltado aos
meios eletrônicos - e não à mídia como um todo. Segundo ele,
jornais e revistas devem ser livres para produzir seu próprio
conteúdo, estando sujeitos às penalidades previstas em lei. No
entanto, ele defendeu a aprovação de uma lei de direito de resposta
que garanta reparações com maior agilidade.
Franklin disse ainda que um ponto importante é impedir que
políticos sejam donos de concessões de radiodifusão. Ele também
afirmou que a regulação deveria interessar ao próprio setor, em
razão da convergência que ocorre com o setor de telecomunicações.
"O ministro Paulo Bernardo deu um dado preocupante. No ano passado,
a Google faturou R$ 3,5 bilhões de publicidade, atrás apenas da
Globo. Só que oaGoogle não emprega nem paga impostos no Brasil",
disse ele.
Assista à entrevista
completa:
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